Governo atua na construção do Plano de Turismo de Base Comunitária da Serra do Divisor

Notícias do Acre - http://www.agencia.ac.gov.br/ - 25/06/2018
Governo atua na construção do Plano de Turismo de Base Comunitária da Serra do Divisor
25.06.2018 17:47

Maria Meirelles

Com 87% de floresta conservada e produtiva, o governo do Acre atua na promoção de uma política de desenvolvimento sustentável, medida no crescimento da socioeconomia do estado e melhoria da qualidade de vida dos acreanos.

E é com essa visão de sustentabilidade que o Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), aposta no estimulo e fortalecimento de iniciativas turísticas de base comunitária. Recentemente, a instituição apresentou aos comunitários a proposta do instrumento de gestão dessa atividade econômica, no Parque Nacional Serra do Divisor.

Em processo de construção compartilhado, entre governo e a comunidade, o Plano de Turismo de Base Comunitária da Serra do Divisor reúne investimentos do Programa Global REM (REDD Early Movers - pioneiros na conservação). O mecanismo prevê a construção de infraestrutura para o local.

Segundo a secretária de Turismo, Rachel Moreira, a ideia gira em torno de roteiro turístico integrado na localidade. "Tendo em vista que os povos Nukini e Nawa estão situados no Rio Moa, queremos promover um roteiro integrado entre a Serra do Divisor e as Terras Indígenas, viabilizando assim a visitação do turista em toda região", frisou.

Nesta segunda-feira, 25, a gestora reuniu-se com a gerência do Parque Nacional para definir a data das oficinas de construção do plano de turismo, as quais serão promovidas a partir da próxima semana.

Instrumento de gestão

O Plano de Turismo de Base Comunitária é um instrumento de gestão elaborado para nortear a atividade econômica nas localidades, propondo investimentos, capacitações e estruturação necessária.

Além do Parque Nacional da Serra do Divisor, a Setul também atua na implementação do mecanismo na Trilha Chico Mendes, Seringal Cachoeira e na Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema.

http://www.agencia.ac.gov.br/governo-atua-na-construcao-do-plano-de-turismo-de-base-comunitaria-da-serra-do-divisor/
Turismo Ambiental

Related Protected Areas:

  • UC Serra do Divisor
  • UC Cazumbá-Iracema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.