Parque Pau Brasil sediará evento de mountain bike

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 16/10/2018
Parque Pau Brasil sediará evento de mountain bike
16 de Outubro de 2018, 15h51

Ciclistas nacionais e internacionais percorrerão trilha de 32 quilômetros da unidade de conservação, localizada no sul da Bahia, no maior evento mundial de mountain bike.

Ciclistas nacionais e internacionais, que participarão do maior evento de mountain bike do mundo, o Brasil Ride, passarão dentro do Parque Nacional do Pau Brasil, localizado em Porto Seguro, litoral sul da Bahia. O evento, apoiado pela (União Ciclística Internacional), reunirá, no dia 25 de outubro, 500 atletas e paratletas de todo Brasil, além de atletas de 22 países, que vão atravessar 32 quilômetros de estradas de terra dentro da unidade de conservação. Serão 7 dias seguidos de competição, e os atletas percorrerão um circuito total de 600 quilômetros e 1.3000 m de ascensão.

A parte do percurso dentro da unidade de conservação contará com o apoio de dois esquadrões de brigadistas, que serão responsáveis pela vistoria da trilha na madrugada do evento para garantir a segurança dos competidores. No dia 27, a maratona também passa em toda a extensão do Parque, e 1.700 atletas e paratletas vão conhecer a riqueza da Mata Atlântica no extremo sul da Bahia, e, novamente, a equipe de brigadistas passará por toda a trilha retirando troncos e árvores caídas examinando todo o terreno para garantir uma experiência espetacular ao cruzar a unidade de conservação.

O Parque já sediou o evento em 2016, 2017 e agora em 2018. "Esse é um exemplo de como pode funcionar bem uma parceria entre o público e o privado, e inserir uma importante unidade de conservação, que é classificada pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade, na agenda dos grandes eventos, trazendo visibilidade nacional e internacional à unidade de conservação", ressalta o analista ambiental do Parque Pau Brasil, Lauro Henrique de Paiva Jr.

Sobre o Parque
Parque Nacional do Pau Brasil está localizado a 35 quilômetros do centro de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. Lá, encontram-se exemplares da espécie que deu nome ao País e está na história do Descobrimento. A árvore é um dos símbolos nacionais e é homenageada no calendário de datas festivas, o 3 de maio, Dia Nacional do Pau-Brasil. Além do maior remanescente natural da espécie, o parque, com mais de 19 mil hectares de Mata Atlântica preservada, os visitantes encontrarão trilhas sinalizadas e mirantes de observação para apreciar as belas paisagens naturais do local.

O Parque Nacional do Pau Brasil, além de proteger a árvore que deu nome ao País, foi criado para preservar remanescentes do bioma Mata Atlântica. Tombado pela Unesco como Sítio do Patrimônio Mundial, a unidade protege mais de dez mil espécies da fauna e flora, algumas endêmicas (exclusivas do local), além de importantes recursos hídricos. O local é, ainda, ideal para a atividade de observação de aves dada a enorme quantidade de espécies conhecidas bem como espécies raras e ameaçadas.

No parque, o visitante poderá encontrar árvores como a gigante juerana, o paraju, a sapucaia, o pequi, o aderno a juçara e centenas de outras. Destaque para a enorme quantidade de bromélias e as orquídeas. A unidade abriga, também, espécies da fauna ameaçadas de extinção como papagaio-chauá, balança-rabo-canela, tiriba grande, sabiá pimenta, macaco-de-bando, bugio, anta, cateto, queixada, mutum-do-sudeste, jaquatirica, gato-maracajá e as onças parda e pintada.

Informações sobre o Brasil Ride acesse aqui

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10017-parque-pau-brasil-sediara-evento-de-mountain-bike
Turismo Ambiental

Related Protected Areas:

  • UC Pau Brasil
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.