Mutirão de limpeza será realizado no próximo mês em cidades da APA dos Pequenos Lençóis

Maranhão de Todos Nós - http://www.ma.gov.br/ - 22/10/2018
Mutirão de limpeza será realizado no próximo mês em cidades da APA dos Pequenos Lençóis
22/10/2018 16h05

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) se reuniu, na semana passada, em Paulino Neves, com os membros do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental da Foz do Rio das Preguiças - Pequenos Lençóis - Região Lagunar Adjacente (CONEPEQ). Na ocasião, foi discutido o Projeto "A Onda é Preservar".

O projeto tem o intuito de desenvolver ações de sensibilização, por meio de um mutirão de limpeza na área costeira dos cinco municípios pertencentes à APA: Araioses, Água Doce do Maranhão, Tutóia, Paulino Neves e Barreirinhas. A ação já tem data marcada: 17 de novembro de 2018, às 8h, e acontecerá simultaneamente em todas as cidades.

A ideia é fazer um alerta relativo ao forte aumento de resíduos sólidos no ecossistema, o que causa desequilíbrio ambiental, sendo que uma das soluções é diminuir o descarte dos resíduos em rios, lagoas, praias, córregos, encostas, dentre outros, com o reforço da educação ambiental.

"Durante o mutirão vamos conscientizar a população sobre a importância do descarte de resíduos em locais adequados, levando aos frequentadores o conhecimento sobre o tempo de degradação e os impactos causados pelos materiais que são descartados erroneamente nas praias", explicou o secretário Marcelo Coelho.

A APA da Foz do Rio das Preguiças - Pequenos Lençóis - Região Lagunar Adjacente possui uma área total de 269.684,3 hectares. A APA foi criada pelo Decreto Estadual no 11.899, de 11 de junho de 1991, e esta localizada no Litoral Oriental Maranhense, da foz do Rio Preguiças a foz do Rio Parnaíba. É uma extensa área natural destinada à proteção e conservação dos atributos bióticos (fauna e flora), importantes para a qualidade de vida da população local e para a proteção dos ecossistemas regionais.

http://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/desenvolvimento/mutirao-de-limpeza-sera-realizado-no-proximo-mes-em-cidades-da-apa-dos-pequenos-lencois
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Foz do Rio das Preguiças
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.