NGI Terra do Meio promove curso de monitoramento

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 23/10/2018
NGI Terra do Meio promove curso de monitoramento
23 de Outubro de 2018, 16h21

Curso para voluntários servirá para monitorar a biodiversidade.

Durante os dias 26 de setembro a 4 de outubro foi realizado no Parque Nacional da Serra do Pardo, na região da Terra do Meio, no município de São Félix do Xingu (PA), o I Curso de capacitação de Voluntários do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do ICMBio Terra do Meio para o Programa de Monitoramento in situ da Biodiversidade. O evento contou com participação de discentes do Curso de Ciências Biológicas e do Programa de Mestrado em Biodiversidade e Conservação da Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira e voluntários.

O curso foi ministrado pela consultora Laís da Rocha Fernandes do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e teve como objetivo capacitar os voluntários para apoiar o ICMBio na execução do monitoramento dos protocolos mínimos de mamíferos e aves cinegéticas e de borboletas nas Unidades de Conservação da Terra do Meio.

Durante o curso foram apresentadas noções básicas sobre Biodiversidade e Conservação e os princípios do Programa de Monitoramento in situ da Biodiversidade do ICMBio. Em relação aos protocolos, foram apresentadas noções básicas sobre os grupos alvos e realizadas atividades teóricas e práticas para execução do monitoramento.

Na atividade prática para amostragem de borboletas, a consultora apresentou os materiais necessários para montagem das armadilhas e durante a amostragem, a identificação das borboletas foi realizada utilizando o Guia para Identificação de Tribos de Borboletas - Amazônia. Durante o curso, foram capacitadas dez pessoas que apoiarão a gestão na realização dos próximos monitoramentos.

A aluna do curso de Ciências Biológicas Jéssica Allen Costa destacou que a participação no curso foi uma grande oportunidade para o seu crescimento acadêmico e profissional. "O curso foi muito proveitoso, pois, consegui colocar em prática coisas que só havia visto em sala de aula. E, ainda, além de apoiar na execução do monitoramento, tenho a possibilidade de realizar pesquisas cientificas dentro das UCs com o apoio do ICMBio", ressalta.

De acordo com a consultora Laís Fernandes, a capacitação de monitores é importante para promover a aproximação da sociedade civil com as unidades de conservação. "A capacitação de monitores é uma boa forma de se fazer educação ambiental, pois não só possibilita que as pessoas conheçam esses espaços, mas também possibilita que contribuam de alguma forma para a preservação e conservação ambiental", destaca.

"O NGI ICMBio Terra do Meio tem buscado estruturar diversas parcerias como essa com a UFPA. A Universidade pode apoiar, não só através do Programa de Monitoramento, onde graduandos são voluntários, mas também proporcionando aos pesquisadores informações e dados que possam apoiar a própria gestão das UCs da Terra do Meio, buscando atende ao objetivos pelos quais foram criadas", destacou Leonardo Konrath, chefe do NGI ICMBio Terra do Meio.

Só no segundo semestre desse ano, a equipe do ICMBio já conseguiu realizar duas atividades de capacitação no Parque Nacional da Serra do Pardo e, ainda, de acordo com Konrath, a ideia é tornar o Parque uma unidade amostral tanto para pesquisas científicas, como também para educação ambiental, buscando aproximar a sociedade do meio ambiente e das populações tradicionais das UCs.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10031-ngi-terra-do-meio-promove-curso-de-monitoramento
UC:Geral

Related Protected Areas: