Incêndio florestal é controlado após devastar 10 km de mata no Norte do Piauí

G1 - https://g1.globo.com - 27/10/2018
Incêndio florestal é controlado após devastar 10 km de mata no Norte do Piauí
27/10/2018 12h08

Por Kairo Amaral, G1 PI

Fogo que já durava dois dias foi contido na noite dessa sexta-feira (26) e bombeiros vão permanecer no local durante este sábado (27) para monitorar a área queimada.

Incêndio florestal é controlado após devastar 10 km de mata no Piauí

O incêndio de grandes proporções que devastava uma região de floresta na zona rural do município de Cocal dos Alves, Norte do Piauí, foi controlado após mais de 24 horas de trabalho do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, na noite dessa sexta-feira (26). O fogo, que durou dois dias, destruiu uma a área de aproximadamente 10 km.

Os bombeiros vão permanecer no local durante este sábado (27) para monitorar a área queimada. "Estamos fazendo um levantamento, mas acreditamos que algumas casas construídas para suporte a trabalhadores rurais foram destruídas pelo incêndio", informou o comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, major Rivelino Moura.

Durante o combate ao fogo, os bombeiros encontraram alguns animais perdidos em meio às chamas. Alguns dos bichos morreram, mas o Corpo de Bombeiros ainda não sabe informar quantos foram.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a comunidade Amargosa, que corria risco de ser atingida pelo incêndio, está fora de perigo. O morador Pedro Valdemiro, foi um dos primeiros a perceber o fogo que, segundo ele, teve o primeiro foco há cerca de cinco dias.

"O fogo começou em um lugar chamado Lagoa do Cadoz. Há três dias estamos tentando controlar. Se não fosse a presença dos bombeiros, tudo aqui iria ser destruído, inclusive a comunidade Amargosa", disse.

No combate às chamas, o Corpo de Bombeiros utilizou um drone que auxiliou a identificar a localização dos focos. Outra técnica utilizada na contenção das chamas, conhecida como "contra fogo", formou uma grande barreira de isolamento, queimando a vegetação seca que poderia ser consumida pelo incêndio.

"Não combatemos o fogo apenas com água. O fogo também é nosso aliado nesse contra-ataque. Quando o incêndio chega nessa faixa que já queimamos, ele não tem mais combustível para se propagar", explicou o major Rivelino Moura.

Árvores centenárias

Conforme o Corpo de Bombeiros, árvores centenárias foram queimadas durante o incêndio. "Temos aqui árvores que levaram anos para atingir esse porte e por conta do fogo tudo foi extinto. Agora a natureza vai levar um tempo bem maior para se reconstruir", afirmou o tenente Thompsom Thauzer, do Corpo de Bombeiros.

"A orientação nesses casos é que se evitem queimadas em locais como esse. E se for necessário fazer, que sejam feitos todos os meios de controle com aceiro, para evitar que se propague e chegue às residências", alertou o tenente.

A área atingida pelo fogo está dentro da Área de Proteção Ambiental ( Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Cocal dos Alves, o local também abriga pinturas rupestres.

"É uma área de preservação ambiental. Através de estudos, já comprovamos a existência de pinturas rupestres, e é justamente a região atingida pelo incêndio. Um prejuízo sem precedentes para o nosso município", lamentou a secretária municipal de Meio Ambiente, Rosilda Vieira.

A secretária informou que assistentes sociais do município estão fazendo um levantamento sobre os prejuízos dos moradores que tiveram propriedades rurais atingidas.

https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2018/10/27/incendio-florestal-e-controlado-apos-devastar-10-km-de-mata-no-norte-do-piaui.ghtml
Florestas:Queimadas

Related Protected Areas:

  • UC Serra da Ibiapaba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.