Parque Chapada das Mesas regulariza área

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 30/10/2018
Parque Chapada das Mesas regulariza área
30 de Outubro de 2018, 17h03

Essa é a primeira área indenizada pelo Parna em Carolina no Maranhão.

O Parque Nacional da Chapada das Mesas, criado pelo Decreto de 12 de dezembro de 2005, deu um mais passo para a regularização fundiária. Em outubro deste ano, foi adquirido o imóvel, denominado Fazenda Cristo Rei/Aldeia, localizado no município de Carolina/MA, sendo a primeira área indenizada pelo Parna.

O imóvel possui uma área de 1.821,1032 hectares, com vegetação de cerrado, muita beleza cênica, pastagem natural e abrigo de vida silvestre. É composta por vários cursos d'água e "mesas", verdadeiros testemunhos de arenito, com uma diversidade muito grande de plantas e animais.

O processo de regularização fundiária do Parque teve início em 2017, o Parque possui área de 159.953,78 hectares, localizado nos municípios de Riachão, Estreito, Carolina (todos no Maranhão). A unidade foi criada para preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e turismo ecológico.

Entre os citados municípios Carolina possui maior área ocupada pelo parque, está localizada na margem direita do rio Tocantins e constitui o principal ponto de apoio para a visita ao Parque Nacional da Chapada das Mesas, onde se localizam várias cachoeiras, trilhas ecológicas e pontos de visitação.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10046-parque-chapada-das-mesa-regulariza-area
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Chapada das Mesas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.