I Seminário Paraense sobre Áreas de Proteção Ambiental abre inscrições

G1 - https://g1.globo.com/ - 19/11/2018
I Seminário Paraense sobre Áreas de Proteção Ambiental abre inscrições
19/11/2018 19h06

Por G1 PA - Belém

Evento será na sexta-feira, 23, na sede do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio).

I Seminário Paraense sobre Áreas de Proteção Ambiental abre inscrições I Seminário Paraense sobre Áreas de Proteção Ambiental abre inscrições
Agência Pará

Estão abertas as inscrições para o I Seminário Paraense sobre Áreas de Proteção Ambiental (APAs). O evento será na sexta-feira (23), na sede do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), em Belém, e as inscrições são gratuitas.

A programação contará com três módulos cujos temas são, respectivamente, o papel das Áreas de Proteção Ambiental e os Desafios da Gestão; o Ordenamento Territorial; e a Fiscalização e Licenciamento em APAs. Cada módulo contará com a apresentação de pesquisas e experiências de gestão de gestores de Unidades de Conservação do Ideflor-bio, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), da organização The Natural Conservancy e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

As apresentações serão realizadas durante toda a manhã e também pela tarde, até às 17h. Entre as diversas discussões em cada módulo estão a importância do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC); os desafios da gestão de APAs em áreas urbanas e rurais; a regularização fundiária e o monitoramento da áreas; as competências do licenciador e do fiscalizador e a visão dos produtores rurais sobre essas práticas.

"O objetivo do evento é nivelar informações entre os diversos órgãos da administração pública e representantes da sociedade civil sobre o objetivo central de criação das Áreas de Proteção Ambiental e as competências dos órgãos da administração pública direta e indireta das três esferas nessas áreas. Essa categoria de unidade de conservação apresenta condições que a diferencia das demais categorias de UC, como os Parques e as Reservas", conta Maria Bentes, gerente as Região Administrativa do Xingu, do Ifeflor-bio, uma das instâncias organizadoras do Seminário.

O I Seminário Paraense sobre Áreas de Proteção Ambiental acontece no auditório da sede do Ideflor-bio, que fica no Parque Estadual do Utinga, à Avenida João Paulo II, em Belém. O credenciamento dos inscritos inicia às 8h30 e os módulos de discussão às 9h.

APAs no Pará - O Ideflor-bio é a instituição estadual que gerencia todas as Unidades de Conservação estaduais do Pará. São 27, ao todo, distribuídas pelos quatro cantos do estado. Dessas, oito são Áreas de Proteção Ambiental: Metropolitana de Belém e Ilha do Combu, localizadas na Grande Belém; Paytuna, na Calha Norte do Rio Amazonas; Triunfo do Xingu, Araguaia e Lago de Tucuruí, no Sudeste paraense; Algodoal-Maiandeua, no Nordeste do estado; e Marajó.

Em todas essas áreas, há a convivência entre a natureza e os diversos habitantes e um dos principais desafios de gestão é o desenvolvimento de estratégias de uso sustentável dos recursos naturais existentes.

Serviço

I Seminário Paraense sobre Áreas de Proteção Ambiental, nesta sexta, 23, na sede do Ideflor-bio. Inscrições pelo e-mail seminarioparaense2018@gmail.com. Os interessados devem enviar solicitação de inscrição com dados como nome, idade, formação e instituição à qual é ligado para o e-mail seminarioparaense2018@gmail.com. Confira aqui a programação completa.

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2018/11/19/i-seminario-paraense-sobre-areas-de-protecao-ambiental-abre-inscricoes.ghtml
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Utinga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.