Projeto Saúde e Alegria leva circo e árvore de Natal de tarrafa para comunidades da Resex

G1 - https://g1.globo.com - 08/12/2018
Projeto Saúde e Alegria leva circo e árvore de Natal de tarrafa para comunidades da Resex
08/12/2018 20h03

Por G1 Santarém - Pará

O Natal para crianças da Amazônia proporcionou um momento único para as crianças, com brincadeiras, promoção à saúde e distribuição de brinquedos.

Moradores das comunidades do entorno do Centro Experimental Floresta Ativa (CEFA), na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, em Santarém, no oeste do Pará, receberam na sexta-feira (6), uma festa de Natal antecipada.

Os tradicionais símbolos natalinos ganharam adaptações. A árvore, por exemplo, foi confeccionada com tarrafa (rede usada na pescaria). A proposta de natal mágico misturado ao circo, foi iniciativa do projeto Saúde e Alegria, uma ONG brasileira fundada em 1987 na Amazônia.

A magia do circo, do colorido, do divertido, do mundo encantado da criança fez da festa um momento único para as crianças das comunidades de Arapiranga, Pedra Branca, Anumã, Carão e Aldeia Solimões.

Segundo a educadora e comunicadora Elis Lucien, a ideia era levar o circo para a comunidade e disseminar o bem através das diversão. "A árvore tinha enfeites coloridos, fotos e pedidos das crianças para a vida e para os familiares. Dentro da árvore, um menino Jesus na manjedoura de palha" disse.

No evento, além das brincadeiras, promoção à saúde e distribuição de brinquedos a todos os participantes, a coordenação desenvolveu um painel gigante onde os moradores marcaram as mãos pintadas de tinta a simbologia de ligar um natal ao outro, com a realização dos pedidos feitos ao Papai Noel na árvore de Natal. A intenção é mandar boas vibrações para que no próximo período natalino, tenham seus desejos atendidos.

O natal para crianças da Amazônia é uma iniciativa que reúne as ações de todos os colaboradores do projeto e parceiros que contribuem com doações de brinquedos, alimentos e transporte. Durante todo o ano atividades são desenvolvidas no CEFA para melhorar as condições de vida das populações tradicionais.

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2018/12/08/projeto-saude-e-alegria-leva-circo-e-arvore-de-natal-de-tarrafa-para-comunidades-da-resex.ghtml
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Tapajós-Arapiuns
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.