ICMBio e parceiros conduzem curso sobre agroflorestas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 29/01/2019
ICMBio e parceiros conduzem curso sobre agroflorestas
29 de Janeiro de 2019, 14h34

O objetivo do curso foi discutir aspectos de segurança hídrica, energética e alimentar a partir do entendimento da ecologia florestal e de seu manejo.

O Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (CEPSUL), a Floresta Nacional de São Francisco de Paula, o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da UFRGS, a Câmara Temática de Agroflorestas do Território Rural Campos de Cima da Serra/RS e a SEMA/RS, entre outros parceiros, conduziram, entre os dias 22 e 24 de janeiro, o curso de extensão "Sistemas Agroflorestais e NEXUS: indicadores participativos e sistematização de experiências".

O evento envolveu agricultores familiares, extensionistas, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. O objetivo principal foi o de discutir aspectos de segurança hídrica, energética e alimentar a partir do entendimento da ecologia florestal e de seu manejo - por meio de sistemas agroflorestais agroecológicos - e propor um sistema de construção e monitoramento de indicadores a ser aplicado em parceria com agricultores.

O curso ocorreu na Flona de São Francisco de Paula, no Parque Estadual de Tainhas/RS e nos sistemas agrossilvipastoris e agroflorestais com erva-mate da comunidade do Caconde. Os remanescentes florestais da Flona foram a base para a capacitação, reafirmando a importância de sua conservação e o protagonismo da Flona de São Francisco de Paula neste contexto. O evento foi promovido pelo Projeto "PANexus - Conservação e sustentabilidade hídrica, energética e alimentar no Bioma Mata Atlântica: produtos, modelos agroflorestais e governança da sociobiodiversidade" (CNPq/MCTIC), coordenado pela UFRGS. De acordo com Gabriela Coelho-de-Souza, coordenadora do Projeto, "o curso teve como desafio avançar no fortalecimento dos processos de governança da sociobiodiversidade associados aos ecossistemas Restinga e Floresta Ombrófila Mista, tendo como balizador o modelo de governança do PAN Lagoas do Sul, o qual vem a fortalecer as instâncias colegiadas existentes".

"Na medida em que a recuperação de ecossistemas e o desenvolvimento de sistemas agroflorestais agroecológicos são ações transversais a diversas ações e objetivos do PAN Lagoas do Sul, o curso veio a contribuir para sua instrumentalização", destaca Walter Steenbock, analista ambiental do CEPSUL e coordenador do PAN. "Neste sentido, o curso e seus encaminhamentos vão também ao encontro do apoio técnico e científico à recuperação de ecossistemas, uma das atribuições do CEPSUL no âmbito do ICMBio", complementa Walter.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10198-icmbio-e-parceiros-conduzem-curso-sobre-agroflorestas
Desenvolvimento Sustentável

Related Protected Areas:

  • UC São Francisco de Paula
  • UC Tainhas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.