Parna de Brasília executa ações de prevenção a incêndio

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 14/02/2019
Parna de Brasília executa ações de prevenção a incêndio
14 de Fevereiro de 2019, 16h57

Equipe deve trabalhar até junho na confecção de aceiros

O Parque Nacional de Brasília (DF) deu início nesta semana às ações de prevenção para evitar a ocorrência de incêndios florestais neste ano. As atividades fazem parte do planejamento elaborado e aprovado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Esta época do ano é considerada o momento mais adequado para realização dessas ações já que as temperaturas são mais amenas, os ventos estão fracos e a umidade relativa do ar está mais alta. Essas condições proporcionam mais segurança para desenvolvimento dos trabalhos e menor impacto ambiental para a fauna e flora do parque.

As ações de prevenção incluem a confecção de aceiros negros e a gestão de combustível vegetal seco com a utilização do fogo em pontos estratégicos, selecionados de forma criteriosa e levando em consideração o histórico de ocorrência de incêndios florestais, proximidade de áreas com maior pressão antrópica e proteção de vegetações sensíveis.

As ações de prevenção estão planejadas para ocorrerem até o mês de junho e contarão com a participação de servidores do parque, em breve dos brigadistas a serem contratados, de voluntários, do Grupo Ambientalista do Torto e de instituições integrantes do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Distrito Federal (PPCIF).

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10218-parna-de-brasilia-executa-acoes-de-prevencao-a-incendios-florestais
Florestas:Queimadas

Related Protected Areas:

  • UC Brasília (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.