Diálogo de Outono discutirá as boas práticas na gestão de Unidades de Conservação

CGNoticias - http://www.campogrande.ms.gov.br/cgnoticias/ - 16/06/2019
DIÁLOGO DE OUTONO DISCUTIRÁ AS BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), realizará mais uma edição do Projeto Diálogos, que tem como objetivo promover a reflexão sobre assuntos voltados à temática ambiental durante as quatro estações do ano.

O evento acontecerá no dia 18 de junho de 2019, terça-feira, às 8h30, no Auditório Shirley Palmeira, localizado no Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), na Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, s/n - Parque dos Poderes, Campo Grande - MS.

O tema da edição de outono deste ano será "Boas práticas na gestão de Unidades de Conservação", que abordará: a relevância ambiental, social e econômica das Unidades de Conservação para o Município de Campo Grande; a importância dos Conselhos Gestores das Unidades de Conservação; ICMS Ecológico; e os desafios das Unidades de Conservação de uso sustentável. Além disso, contará com exposição de fotos relacionadas ao meio ambiente.

O diretor de Planejamento Ambiental da Planurb, Rodrigo Giansante, explica que o Município de Campo Grande possui seis unidades de conservação instituídas.

"Nosso município possui seis unidades de conservação instituídas, sendo três sob a gestão municipal. Essas áreas possuem relevância ambiental, pois atuam como corredores de biodiversidade e influenciam no microclima local", destaca o diretor.

Unidades de Conservação

Área de Proteção Ambiental dos Mananciais do Córrego Guariroba (APA do Guariroba), Área de Proteção Ambiental dos Mananciais do Córrego Lajeado (APA do Lajeado) e Área de Proteção Ambiental da Bacia do Córrego Ceroula (APA do Ceroula); 2 (duas) sob a gestão estadual: Parque Estadual Matas do Segredo e Parque Estadual do Prosa; e uma no âmbito federal: Reserva Particular de Patrimônio Natural da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (RPPN UFMSApoiam o evento: IMASUL, Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal, WWF-Brasil, Ecoa - Ecologia e Ação e do Projeto de Extensão Click Verde da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Unidade de Conservação - espaços territoriais e seus recursos ambientais com características naturais relevantes, legalmente instituídas pelo Poder Público, com objetivos de conservação, as quais se aplicam garantias adequadas de proteção.

A legislação brasileira que trata de unidades de conservação é a Lei n. 9.985, de 18 de julho de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), estabelecendo critérios e normas para criação, implantação e gestão das unidades de conservação.
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Matas do Segredo
  • UC Prosa
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.