Operação identifica roubo de madeira na Flona Jacundá

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 24/10/2019
Operação identifica roubo de madeira na Flona Jacundá

Operação Verde Brasil apreende equipamentos e prende pessoas dentro da unidade de conservação, suspeitos de estarem roubando madeiras.

A Operação Verde Brasil realizou uma operação de fiscalização ambiental na Floresta Nacional de Jacundá, em Rondônia, depois de identificar vários caminhos abertos por pessoas que extraíram madeiras de dentro da unidade de conservação. Segundo Sidney Serafim Rodrigues, chefe da Flona de Jacundá, a identificação foi realizada através de patrulhamento aéreo realizado pela aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). Para o presidente do ICMBio, Homero Cerqueira, a Operação Verde Brasil tem sido fundamental para identificar e montar ações contra os delitos na Amazônia.

Durante a ação, em 22 de outubro, foram apreendidos 2 tratores, 2 caminhões, 1 motosserra, 1 arma de fogo e 6 munições. Também foram presos 2 suspeitos de terem cometido o delito. As pessoas foram conduzidas para a delegacia de Polícia Federal em Porto Velho, Rondônia.

Sobre a Operação Verde Brasil

Em 23 de agosto de 2019, o Presidente da República assinou o Decreto No 9.985, autorizando o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem e para ações subsidiárias nas áreas de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades de conservação federais em outras áreas dos Estados da Amazônia Legal que requererem ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais; e levantamento e combate a focos de incêndio.

A Operação reúne representantes do Ministério da Defesa e das Forças Armadas, integrantes da Presidência da República, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Cidadania, e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. E ainda, servidores do IBAMA, ICMBio, FUNAI, ABIN, SIPAM, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional, e Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10624-operacao-identifica-roubo-de-madeira-na-flona-jacunda
Amazônia:Madeira-Exploração

Related Protected Areas:

  • UC Jacundá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.