Oito casas são demolidas pelo Inea em área de preservação de Realengo

O Globo, Rio, p. 18 - 05/03/2020
Oito casas são demolidas pelo Inea em área de preservação de Realengo

Condomínio no bairro Barata fica localizado próximo ao Parque Estadual da Pedra Branca

Leticia Lopes e Rafael Nascimento de Souza

Oito casas de um condomínio construído às margens do Rio Piraquara, em Realengo, na Zona Oeste, foram demolidas, nesta quarta-feira (04), durante uma operação conjunta entre o Instituto Estadual do Ambiente e a Secretaria de estado de Ambiente e Sustentabilidade. Os imóveis estavam localizados no bairro Barata, em uma Área de Preservação Permanente (APP), próxima ao Parque Estadual da Pedra Branca.


As oito casas ainda estavam inacabadas e sem moradores. Segundo o presidente do Inea, Carlos Henrique Vaz, um nono imóvel já está em estado adiantado de construção, e os moradores serão notificados.

- As casas estavam fora do parque, porém em uma Área de Preservação Permanente (APP). Nessa última casa, a gente não pode fazer a demolição. Vamos abrir um processo administrativo. Por fora você consegue ver que está bem acabada, mas não conseguimos contato com ninguém - explica Vaz, que acompanhou a operação.

De acordo com o presidente, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Secretaria de estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) já sabiam da construção do condomínio desde de setembro do ano passado, quando a construção foi embargada. Ainda não há informações sobre a identidade dos responsáveis pelas obras.

- Quem estava fazendo a construção desse condomínio chegou a mudar o curso do rio, e com essas chuvas algumas das casas ficaram alagadas. Em setembro, nós viemos até aqui, fizemos uma operação e embargamos a construção. Em outubro, retornamos e notificamos novamente. Agora, com essa nova denúncia de que as obras continuaram, voltamos para a demolição sumária - diz Vaz.

Na operação, equipes do Inea encontraram também ligações ilegais de água e energia elétrica em áreas próximas, e três moradores foram conduzidos à delegacia.

Milícia estaria em expansão na região
Depois das chuvas que causaram estragos na região, moradores do Barata, em Realengo, contaram que a milícia invadiu há cerca de um ano uma área de mata no Parque Estadual da Pedra Branca, vizinha a dos imóveis destruídos no domingo (1o), para dar início a um empreendimento. As obras de pelo menos cinco prédios estão em andamento. A construção, segundo moradores, foi embargada pela prefeitura, mas os trabalhos não pararam.

- Já ligamos várias vezes para a prefeitura, e nada. A obra segue a todo vapor. Estão fazendo isso para ganhar dinheiro, mas não pensam nas outras pessoas - contou um morador, que pediu para não ser identificado.

Ele contou que as casas do bairro foram invadidas pela lama no domingo porque uma manilha, instalada pela milícia para desviar o curso de um rio, arrebentou, e a água levou tudo o que encontrou pela frente.

O Globo, 05/03/2020, Rio, p. 18

https://oglobo.globo.com/rio/oito-casas-sao-demolidas-pelo-inea-em-area-de-preservacao-de-realengo-24286412

UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Pedra Branca (PES)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.