Grupo tenta invadir reserva extrativista em RO usando 'técnicas de guerrilha', diz Sedam

G1 - https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia - 22/09/2020
Grupo tenta invadir reserva extrativista em RO usando 'técnicas de guerrilha', diz Sedam
Polícia afirma que aproximadamente 50 pessoas estavam armadas com foices e facões e vieram ao encontro das guarnições. Secretaria informou que após extensos diálogos o grupo saiu do local de forma pacifica.

Por G1 RO

Uma operação para retirar supostos invasores da Reserva Extrativista Aquariquara, na região de Machadinho D'Oeste (RO) foi realizada na segunda-feira (21). Armadilhas e "técnicas de guerrilha" foram usadas para impedir a chegada dos agentes da Polícia Ambiental e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

A operação começou após denúncias que invasores estariam acampados desde o último domingo (20) no limite da reserva, se preparando para a invasão. Agentes que já estavam em fiscalização ambiental e monitoramento próximo ao local se dirigiram até a área da denúncia.

Conforme relatos policiais, ao se aproximarem eles foram surpreendidos por "técnicas de guerrilha" utilizadas pelos invasores, fogos de artifício e apetrechos de aço com ponta perfurante nas vias de acesso para furar os pneus das viaturas.

Momentos depois, os agentes afirmam que um grupo com aproximadamente 50 pessoas armadas com foices e facões, veio ao encontro das guarnições.

Testemunhas declararam que estava prevista a chegada de cerca de 60 pessoas no dia seguinte para também entrarem na unidade de conservação.

A Sedam informou que após extensos diálogos, o grupo saiu do local de forma pacifica. Uma reunião foi marcada entre a Sedam, Incra e os supostos invasores para a quarta-feira (23).

Situada em Machadinho D'Oeste, a reserva possui uma área de cerca de 18 mil hectares, segundo o Instituto Socioambiental (ISA).

O território é protegido para a conservação do meio ambiente e da cultura das populações residentes. A área é considerada de grande importância por manter e preservar os biomas e ecossistemas da Amazônia, como: Floresta Ombrófila Aberta Submontana, Floresta Ombrófila Densa Aluvial e Formações Aluviais Pioneiras Herbáceas.


https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2020/09/22/grupo-tenta-invadir-reserva-extrativista-em-ro-usando-tecnicas-de-guerrilha-diz-sedam.ghtml
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Aquariquara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.