Gestão compartilhada do Parque Nacional do Pantanal vai fomentar turismo ecológico na região

Enfoque MS - https://www.enfoquems.com.br/ - 07/08/2021
Em agenda ambiental nesta sexta-feira (6), em Corumbá, que reuniu o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e o ministro de Meio Ambiente Joaquim Álvaro Leite, além de representantes do ICMBio e do Instituto Homem Pantaneiro foram alinhada ações estratégicas de preservação e fomento ao turismo no bioma.

Foram assinados acordos de cooperação entre o Ministério de Meio Ambiente, o ICMBio, o Instituto Homem Pantaneiro e a Polícia Miliar Ambiental, para que, a partir de hoje haja uma cogestão do Parque Nacional do Pantanal. A reserva federal ambiental passa a ser gerida pelo Instituto e contará com a fiscalização do Governo do Estado, por meio da PMA.

O secretário Jaime Verruck destacou que, mais uma vez, governos Federal e Estadual estão alinhados nas ações de preservação ambiental, além de contar com o apoio essencial das entidades representativas do setor. "A partir desta cogestão do Parque Nacional do Pantanal passa a haver uma utilização de turismo ecológico. Abrimos a possibilidade de integrar gestão e turismo. O mundo precisa conhecer o Pantanal como destino turístico e esse visitante precisa conhecer essa reserva do Pantanal. Esse ato com certeza impacta na preservação ambiental, mas também no fomento ao turismo. Essa é mais uma ação de desenvolvimento econômico", afirma o titular da Semagro.

O ministro de Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Leite destacou que o Governo Federal está focado em contribuir para a preservação ambiental e reconhecer o trabalho de quem contribui para o Meio Ambiente. Adiantou que sua pasta deve lançar um programa de crescimento verde, como um compromisso do presidente Jair Bolsonaro em remunerar quem cuida e protege florestas.

"Minha missão é de contribuir para que o mundo pare de falar das fragilidades, mas passe a ver as potencialidades ambientais brasileiras. É um desafio cuidar de um bioma como este sem recurso, mas juntos vamos conseguis prevenir os incêndios e alcançar os melhores resultados em uma ação integrada Governo Federal e Governo do Estado", disse o ministro.

Representando o Instituto Homem Pantaneiro, a secretária executiva Letícia Larcher ressaltou que a ONG tem 20 anos de história e é responsável pela proteção de 70 mil hectares de Reservas particulares que se conectam ao Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, formando um grande corredor de biodiversidade.

"Com os incêndios de 2020, aprendemos a unir esforços e hoje reconheço importantes parceiros. Para 2021 seguimos com o compromisso da Brigada Alto Pantanal, com a validação do Grupo de Resgate Técnico Animal (GRETAP) e com a oportunidade de desenvolver um Plano Operativo de Combate a Incêndios na Serra do Amolar, ainda a ser aprimorado", afirma.

https://www.enfoquems.com.br/gestao-compartilhada-do-parque-nacional-do-pantanal-vai-fomentar-turismo-ecologico-na-regiao/
Pantanal

Related Protected Areas:

  • UC Pantanal Mato-Grossense
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.