Proposta reduz mais de 70 por cento do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O Eco - https://www.oeco.org.br/salada-verde - 11/08/2021
Proposta reduz mais de 70% do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
O deputado federal Delegado Waldir (PSL) quer anula a ampliação do parque realizada em 2017 sob a justificativa de que a área "prejudica agricultores"

Duda Menegassi · 11 de agosto de 2021

Coração do ecoturismo no estado de Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está sob ameaça na Câmara dos Deputados. Na última semana (02), o deputado federal Delegado Waldir (PSL-GO) apresentou um projeto que anula a ampliação da área protegida que ocorreu em 2017 para garantir a conservação de importantes remanescentes de Cerrado, pressionados pelo avanço do agronegócio. Na prática, a proposta reduz em 175 mil hectares a unidade de conservação, o equivalente a cerca de 73% do total do parque hoje. Em sua justificativa, o deputado afirma que "o aumento desmedido de seu tamanho prejudica os agricultores da região".

O projeto de decreto legislativo (PDL) no338/2021 aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) para seguir sua tramitação na casa.

Quando foi criado, em 1961, ainda sob o nome de Parque Nacional do Tocantins, a unidade de conservação possuía 625 mil hectares, mais de duas vezes o tamanho atual. O território foi reduzido em duas ocasiões, em 1972, quando ganhou enfim o nome de Chapada dos Veadeiros e caiu para 171 mil hectares, e em 1981, quando a redução chegou aos 65,5 mil hectares existentes antes da ampliação que ocorreu em 2017, após um processo que durou 16 anos. À época do aumento da área protegida, a prefeitura do município goiano de Teresina de Goiás questionou na justiça a mudança, mas a Procuradoria-Geral da República deu parecer favorável à legalidade da ampliação.

O parque está distribuído entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Nova Roma, Teresina de Goiás e São João da Aliança.

Duda Menegassi
Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação e montanhismo. Escreve para ((o))eco desde 2012


https://www.oeco.org.br/salada-verde/proposta-reduz-mais-de-70-do-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros/


UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.