Agricultor relata prejuízo de cerca de R$ 1,5 milhão após incêndio destruir lavoura na Chapada dos Veadeiros; vídeo

G1 - https://g1.globo.com/ - 20/09/2021
Bombeiros, voluntários e brigadistas estão há uma semana trabalhando para apagar as chamas na região. Segundo combatentes, já foi destruída área equivalente a 18 mil campos de futebol.

Um agricultor contou que perdeu cerca de R$ 1,5 milhão ao ter a lavoura de milho atingida pelo incêndio que se espalha na região da Chapada dos Veadeiros. Um vídeo mostra quando as chamas destroem a plantação, que fica em São João D'Aliança, no nordeste do estado, ao lado de Alto Paraíso de Goiás.

O produtor rural Cleoni Gomes se mostrou devastado ao ver 300 hectares da plantação transformados em cinzas.

"Um prejuízo imenso, foi tudo para o chão. Foi uma perda de 12 mil sacas de milho", contou.
Ainda segundo ele, os funcionários tentaram salvar parte da plantação, mas não conseguiram. Os trabalhadores relataram que o vento muito forte e redemoinhos de cinzas fizeram o fogo se espalhar rapidamente.

Combate e investigação
O incêndio na Chapada dos Veadeiros já dura uma semana e destruiu área de cerca de 18 mil hectares de vegetação, segundo o Corpo de Bombeiros. Equipes da corporação, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e voluntários seguem trabalhando para apagar o fogo.

A Polícia Civil investiga se o incêndio na região, que começou no último dia 12 de setembro, é criminoso. Capitão dos bombeiros Luiz Antônio Dias Araújo, que é coordenador da força-tarefa de combate às chamas no local, acredita que o fogo tenha sido causado por um incendiário.

"Começamos o dia [domingo (19)] com um novo incêndio às margens da rodovia que vai para São Jorge. Esse incêndio consistia em dois focos distintos e claramente indicava que havia ali uma ação de um incendiário, haja vista que não havia outros focos próximos para que ele fosse considerado um foco secundário e muito menos condições climáticas para que fosse um fogo natural", disse.

O Parque Estadual Águas do Paraíso, que estava fechado desde quarta-feira (25) e reabriria no domingo, vai continuar fechado por precaução, como explicou a diretora do local, Tatiana Agostinho:

"Ainda há bastante focos de incêndio, então permaneceremos com o Parque Estadual fechado como medida de segurança para turistas e visitantes".

Segundo o ICMBio, não há focos de incêndio no interior do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que segue recebendo turistas.

Incêndio
O fogo começou no Vale da Lua no último dia 12 de setembro. Cerca de 100 turistas que estavam no local ficaram isolados na área devido ao fogo. Eles tiveram que esperar cerca de 1h30 para serem resgatados.

No mesmo dia, um brigadista voluntário ficou ferido ao cair no fogo enquanto ajudava no combate ao incêndio. Ele escorregou de uma ribanceira e caiu dentro do fogo, foi atendido em um hospital e liberado em seguida para seguir tratamento em casa.

Desde sexta-feira (17), agentes da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), da Polícia Civil, monitoram por satélite o incêndio.

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.

https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2021/09/20/agricultor-relata-prejuizo-de-cerca-de-r-15-milhao-apos-incendio-destruir-lavoura-na-chapada-dos-veadeiros-video.ghtml
Florestas:Queimadas

Related Protected Areas:

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.