Fogo no cerrado

CB, Cidades, p. 21 - 09/09/2006
Fogo no cerrado
Mais um foco de incêndio próximo ao Park Way consumiu 30 hectares de uma unidade de proteção ambiental. Bombeiros lutaram três horas contra as chamas e acreditam que origem pode ser criminosa

Leandro Bisa
Da equipe do Correio

O contraste entre a mancha negra deixada pelo fogo e o verde do cerrado ainda intacto era visto de longe. As chamas que atingiram a Área de Proteção Ambiental (APA) Gama Cabeça de Veado, ontem de manhã, tinham 4m de altura.
Os bombeiros logo lembraram do desastre ambiental ocorrido na região há um ano, quando 5,1 mil hectares foram queimados. E agiram rápido. Mobilizaram cerca de 90 homens e um helicóptero para apagar o incêndio, que pode ser criminoso. Em quatro horas, a situação havia sido controlada. Mas o fogo destruiu 30 hectares da vegetação nativa, área equivalente a cerca de 40 campos oficiais de futebol, segundo os bombeiros.

Mesmo assim, na avaliação do 4o Batalhão de Incêndio Florestal (4o BFI) do Corpo de Bombeiros, a operação foi um sucesso. O fogo surgiu em uma área da Força Área Brasileira (FAB), perto de três reservas ecológicas: a do Jardim Botânico de Brasília, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Fazenda Água Limpa (FAL), pertencente à Universidade de Brasília (UnB) - todas as áreas integram a APA Gama Cabeça de Veado. "Conseguimos agir rápido. Cercamos a linha de fogo e impedimos o avanço das labaredas", disse o tenente Marcus Luiz Barboza, responsável pela área de Incêndio Florestal.

Denúncia
De acordo com o tenente, moradores do Park Way afirmaram ter visto caçadores e pessoas usando drogas na reserva horas antes das chamas começarem. A perícia que apontará as causas do fogo será concluída em 15 dias.
O Corpo de Bombeiros recebeu a informação sobre o fogo às 9h. Vinte soldados e 15 brigadistas do Jardim Botânico e da reserva do IBGE começaram a combater as chamas imediatamente. Usaram abafadores e jatos de água. Foi adaptado num helicóptero um bolsão para retirar água de um lago artificial construído em uma chácara da região e auxiliar os homens em terra. Por volta de 12h, as labaredas estavam apagadas. No ano passado, essa mesma região sofreu três dias com o fogo. No primeiro, os bombeiros acreditaram que haviam extinguido um grande foco de incêndio no Jardim Botânico, mas o fogo recomeçou durante a noite e avançou sobre as outras unidades de preservação. Resultado: uma área do tamanho do Guará (51,37 quilômetros quadrados)

CB, 09/09/2006, Cidades, p. 21
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Bacias do Gama e Cabeça-do-Veado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.