APA Serra da Mantiqueira realiza operação em municípios de Minas Gerais

www.ibama.gov.br - 06/11/2006
Belo Horizonte (06/11/06) - Área de Proteção Ambiental do Ibama (APA) Serra da Mantiqueira, localizada no município de Itamonte, em Minas Gerais, promove, de 5 a 18 de novembro, uma operação para atender a demanda reprimida do Ministério Público e fiscalizar a área dos 27 municípios que compõem a região APA.

O trabalho contará com o apoio de equipes da Superintendência do Ibama em Belo Horizonte, dos Escritórios Regionais de Juiz de Fora, Lavras, Pouso Alegre, da Floresta Nacional (Flona) Passa Quatro e do Parque Nacional Serra do Cipó, além do Parque Nacional do Itatiaia (RJ) e da Flona de Lorena (SP). A Polícia Ambiental e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) também participarão dessa operação.

As equipes, compostas por fiscais e analistas ambientais do Ibama, contam com auxílio de aparelhos GPS, computadores e máquinas fotográficas para realização do trabalho. Também serão disponibilizados dois veículos para cada uma das três equipes divididas pelas regiões central, norte e sul.

O Ibama/Sede disponibilizou cerca de R$ 30 mil para a realizar essa operação, que visa atender no total cerca de 200 processos demandados pelo Ministério Público. Os autos de infração são referentes ao uso inadequado do solo, movimentação de terra, desmatamento, queima e intervenção em APP (área de preservação permanente). A fiscalização ainda vai se estender aos planos de manejo e às empresas.

Para o chefe da APA Serra da Mantiqueira, Clarismundo Benfica, essa operação é uma maneira de dar resposta ao Ministério Público, além de agilizar os processos futuros. Segundo ele, no final deste ano outra operação será planejada para 2007, e contará com mais recursos e equipamentos, como aeronaves.

Ester Junia
Ibama/MG

Related Protected Areas:

  • UC Serra da Mantiqueira
  • UC Serra do Cipó
  • UC Itatiaia
  • UC Passa Quatro
  • UC Lorena
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.