Criado o Parque Estadual do Rio Vermelho

FATMA SC - 28/05/2007
A área de 1,4 mil hectares vai passar por uma fase de adequação à legislação ambiental para s e transformar na 10ª Unidade Estadual

Solenidade foi realizada nesta quinta-feira
O governador em exercício Leonel Pavan participou na manhã desta quinta-feira (24) da solenidade de assinatura do decreto que repassa para a Fundação de Meio Ambiente (Fatma) o controle do parque florestal do Rio Vermelho, no norte da Ilha de Santa Catarina, transformado em Unidade Estadual de Conservação Ambiental. A área de 1,4 mil hectares era administrada pela Cidasc e pela Epagri desde o início da década de 60 e vai passar por uma fase de adequação à legislação ambiental para se transformar na 10ª Unidade Estadual de Conservação existente no Estado. O parque foi criado em 1962 pelo então governador Celso Ramos e abriga um pelotão da Polícia Militar Ambiental e áreas de Camping, além de extensa área de reflorestamento por árvores exóticas como Pinus Eliotti.

Este vai ser um momento que vai ficar marcado na minha interinidade como um dos mais felizes que já tive, afirmou Pavan, destacando que iniciativas positivas como esta deveriam receber o apoio e a atenção de toda a sociedade catarinense. De acordo com Pavan, que estará à frente do Executivo até domingo, quando o governador Luiz Henrique retorna de viagem à França, a assinatura do decreto é uma espécie de antecipação da Semana de Meio Ambiente, celebrada no início do mês de junho. O governador em exercício destacou que o decreto vai contribuir com a preservação ambiental em Florianópolis.

De acordo com Pavan, o Governo do Estado tem papel importante na tarefa de conciliar o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente. Se projetos como esse não contarem com nossa abnegação a economia estará com os dias contados, alertou, observando que a vocação turística da Capital vai ser valorizada pela iniciativa governamental. O governador em exercício lembrou que a Unidade de Conservação criada pelo Poder Executivo aontece em meio à polêmica do licenciamento ambiental na Capital. "É preciso que se olhe este exemplo como um passo positivo em direção ao planejamento do futuro da cidade. Hoje é um dia importante para o Governo e para o meio ambiente de Santa Catarina. Eu estou apaixonado por esta Ilha, cada vez que ando por aí, e eu não conhecia bem Florianópolis, eu fico apaixonado", disse ele.

O presidente da Fundação de Meio Ambiente, Carlos Kreuz, assim como o governador em exercício, agradeceu o apoio dos técnicos da Cidasc e da Epagri na manutenção do parque florestal e adiantou que em breve iniciam as avaliações técnicas para enquadrá-lo dentro das exigências legais para unidades de conservação. Kreuz não tem ainda uma estudo definitivo, mas lembrou que há algum tempo a madeira de pinus existente no parque teria sido avaliada em torno de R$ 5 milhões. O presidente da Fatma adiantou que os recursos deverão ser utilizados na própria recuperação e manejo da Unidade de Conservação, que receberá trilhas ecológicas e outras benfeitorias para viabilizar sua utilização pela comunidade e como área para desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Jean Kuhlmann, também prestigiou a solenidade de assinatura do decreto, quando destacou a importância do papel do Estado no momento em que a sociedade tem consciência da preservação ambiental e que unidades de conservação como esta contribuem para fortalecer. "Nós do setor públio temos que nos preocupar com o setor produtivo, com o desenvolvimento da sociedade mas não podemos deixar de fazer isso com respeito, ética e propriedade. Atos como este demonstram que temos confiança no futuro", ponderou o secretário.

Publicado por: Assessoria de Informação.
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Rio Vermelho
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.