Brigadistas conseguem extingüir novos incêndios em Unidades de Conservação

Ibama/Sede - 20/09/2007
Brasília (20/09/07)
O Centro Nacional de Prevenção e Controle de Incêndios Florestais (Prevfogo) informa que quatro unidades de conservação federais saíram do estado de alerta. O fogo que consumiu cerca de 4 hectares do Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, foi combatido e extinto pela brigada do Parque. A chuva, que caiu intensamente na região do Parque Nacional de Pacaás Novos, em Rondônia, apagou focos de incêndios detectados. De acordo com o chefe da Reserva Biológica do Jaru, o incêndio local foi extinto, devido a ocorrência de chuvas na região da Unidade. Segundo informações da Estação Ecológica Mico-Leão-Preto/SP, foram checados os locais de ocorrência dos focos de calor detectados e o fogo já foi extinto.

No Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Minas Gerais, foram encerradas as atividades de combate ao incêndio iniciado na última terça, 18, na Fazenda Minara. Atuaram no combate 14 brigadistas, quatro funcionários do Instituto Estadual de Florestas e quatro funcionários da fazenda onde se localizava o incêndio, que fica no município de Januária. Apesar do fim do incêndio nessa área, foi constatado novo foco Retiro, onde 13 brigadistas estão no combate, com a ajuda de pessoas da fazenda da região. Além disso, outro incêndio foi apagado ontem na Unidade, em Xacriabá. Uma equipe foi enviada para uma área no exterior do Parque, onde será feito a verificação de um foco de calor.

Outro incêndio ocorre no estado de Minas, no interior do Parque Nacional de Grande Sertão Veredas, onde 30 brigadistas do Parque e de Montes Claros/MG atuam no combate ao fogo.
UC:Geral

Related Protected Areas: