Pedra Branca terá co-gestão no ano que vem

O Globo, Rio, p. 17 - 11/12/2007
Pedra Branca terá co-gestão no ano que vem

A invasão no Parque Estadual da Pedra Branca, que, conforme mostrou 0 GLOBO em 25 de novembro, já tem mais de duas mil casas construídas ilegalmente dentro de seus limites, vai unir estado e prefeitura para que se resolva a situação fundiária e se evitem novas ocupações dentro do maior parque urbano do Brasil, com 12.500 hectares, na Zona Oeste do Rio.
-Ainda este mês apresentaremos o plano de co-gestão do parque com as obrigações do estado e do município. E, em 2008, já poremos em prática essa co-gestão. E a regularização fundiária será uma das prioridades desse trabalho em conjunto - afirma André Ilha, presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF).
No âmbito estadual, uma boa notícia para o parque é o convênio assinado pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e o comandante-geral da PM, coronel Ubiratan Angelo, que dá poder ao Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente a multar os infratores durante blitzes de combate a crimes ambientais.
- Haverá também intenso reflorestamento no Parque da Pedra Branca nas áreas próximas a Realengo e Bangu - afirma Ilha.
De acordo com o presidente do IEF, o Parque da Pedra Branca contará com 22 guarda-parques, já a partir do próximo dia 20. Para André Ilha, só isso já fará uma grande diferença.
A co-gestão terá de enfrentar não só as casas que ocupam o parque irregularmente e o favelizam. Pessoas capturam pássaros para vender. Tanto que feiras de animais se formam nas estradas próximas ao parque. Além disso, há muitas pessoas que praticam motocross no parque sem se preocupar com a natureza.

O Globo, 11/12/2007, Rio, p. 17
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Pedra da Boca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.