Ação integrada combate incêndio no sul do Pará

Agência Pará - 13/07/2008
Ação integrada entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Emater, Adepará, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Prefeitura Municipal de São Geraldo do Araguaia e suas secretarias de Educação e Cultura, Meio Ambiente e de Agricultura, vai resultar em ações de prevenção e combate a incêndio no em torno de áreas protegidas no sul do Pará.

Tradicionalmente utilizado para a renovação de pastagens e limpeza de áreas para plantio, o fogo causou danos ambientais no município de São Geraldo, a 834km de Belém, na divisa com o Tocantins.

Para evitar que a situação se repita este ano, o corpo técnico dos órgãos do governo estadual e as secretarias municipais de Meio Ambiente e Agricultura se uniram em torno de ações de prevenção ao fogo, a fim de preservar a integridade do Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas, da Área de Proteção Ambiental São Geraldo do Araguaia, da APA Municipal Barreira das Antas, e da Terra Indígena Suruí-Sororó além das comunidades que vivem no em torno dessas áreas.

O plano de ação contempla a qualificação dos técnicos dos órgãos de governos e dos agentes ambientais voluntários, que atuam na defesa das unidades de conservação. O primeiro treinamento, já ministrado pelo Corpo de Bombeiros envolveu atividades de prevenção e combate a incêndios, incluindo abordagem sobre primeiros-socorros e aulas práticas de como prevenir e combater um incêndio.
UC:Geral

Related Protected Areas: