Ibama e ICMBio fazem operações contra extração de palmito em unidades de conservação no ES

Ibama - www.ibama.gov.br - 02/04/2009
Durante os dez dias que antecedem a Semana Santa e durante a mesma, fiscais do Ibama e do ICMBio estão realizando uma operação especial para combater a extração ilegal de palmito das unidades de conservação do Espírito Santo, em especial na Reserva Biológica Augusto Ruschi, no município de Santa Tereza.

Fiscais dos dois órgão visam coibir a exploração irregular do palmito que é muito procurado durante esta época do ano por ser um dos ingredientes principais da Torta Capixaba. As áreas de entorno das reservas também serão fiscalizadas.

Explorar vegetação nativa, sem a devida autorização do Ibama é crime ambiental, bem como causar dano a unidade de conservação federal. Os autuados nesta operação, além de multados, serão encaminhados para a Polícia Federal para um inquérito policial ser instaurado. O valor da multa varia de R$ 100,00 a R$ 500,00 por unidade de palmito apreendida no caso de transporte ou exploração irregular, no caso de dano a unidade de conservação, além das penalidades administrativas, o infrator pode ser condenado a período de um a cinco anos de reclusão.
UC:Reserva Biológica

Related Protected Areas:

  • UC Augusto Ruschi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.