Região dos Lagos ganhará parque estadual formado por 27 áreas verdes

O Globo, Rio, p. 17 - 19/04/2009
Região dos Lagos ganhará parque estadual formado por 27 áreas verdes
Patrimônio ambiental, espalhado por vários municípios, hoje é protegido só no papel

Paulo Roberto Araújo Vinte e sete áreas da Região dos Lagos, que são protegidas só no papel e sofrem pressão da especulação imobiliária, poderão, enfim, ganhar proteção permanente. Com 5.500 hectares segmentados em vários municípios, esses espaços serão unificados no Parque Estadual da Costa do Sol.
Uma equipe técnica do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), acompanhada de ambientalistas, vistoriou na sexta-feira as áreas a ser protegidas.
Foi a primeira ação do processo de criação do parque, que surgirá oficialmente depois das audiências públicas que começam ainda este mês. A proposta de criação do parque é do Consórcio Ambiental Lagos-São João (CALSJ), formado pelos municípios da Região dos Lagos.
Segundo o presidente do Inea, Luiz Firmino, parques setoriais já existem em países como o Canadá. O lugar será cogerido com os municípios, que cuidarão dos centros de visitação: - O parque terá apelo e função estratégica enormes, pois poderá receber recursos de compensações ambientais do setor de petróleo e vai funcionar com indutor turístico.
Iniciativa é realização de sonho, diz ambientalista
O projeto vai abranger áreas como a APA de Jacarepiá, em Saquarema, onde existem animais em extinção como o mico-leão-dourado; as dunas, os sambaquis e a boca da barra, em Cabo Frio; a restinga e a Ilha de Cabo Frio, em Arraial do Cabo; e o entorno da Lagoa de Araruama, em Araruama, Iguaba e São Pedro da Aldeia. O diretor de Biodiversidade do Inea, André Ilha, diz que a questão administrativa do projeto é complicada, mas ele apoia a criação do parque.
- Existem duas situações muito favoráveis à criação do parque: a riqueza ambiental da região e a integração dos municípios através de um consórcio que é muito ativo na questão ambiental - ressaltou.
O secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Carlos Victor Mendes, também apoia o projeto, acrescentando que o município já desenvolve estudos para criar outras áreas de proteção:
- É fundamental, contudo, que o estado dê condições de sustentabilidade ao parque. A APA do Pau-Brasil foi criada há anos, mas só agora está deslanchando, com a ajuda do Club Med, que vai instalar um resort numa parte degradada ali.
O secretário de Turismo de Saquarema, Armando Ehrenfreund, prevê um grande roteiro de ecoturismo, dali a Búzios, assim que o parque for criado e aberto à visitação. Já a ambientalista Lúcia Lopes, da ONG Grupo de Educação para o Meio Ambiente (Gema), que luta pela preservação da APA de Jacarepiá desde 1986, disse que o espaço transforma em realidade um sonho dos ambientalistas:
- A riqueza ambiental da APA de Jacarepiá motivou a criação da APA de Massambaba e agora do Parque da Costa do Sol. Tudo começou com a devastação de uma área de restinga por um loteador. O parque é o final feliz para coroar o esforço de muita gente que lutou para salvar maravilhas como a lagoa de água doce de Jacarepiá.
O ambientalista Ernesto Galiotto defendeu a inclusão dos parques do Mico-Leão-Dourado e da Preguiça, em Cabo Frio, no projeto. Segundo ele, a medida vai preservar o Rio Gargoá e abrir um corredor verde que levará à floresta intacta, protegida pela Marinha, em Búzios.
Luiz Firmino lembra que as áreas de conservação atuais estão fora das regras do Sistema Nacional de Unidades de Conservação e sem a efetiva proteção. Os estudos para a criação do parque levaram dois anos, com recursos do Ministério do Meio Ambiente.

O Globo, 19/04/2009, Rio, p. 17
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Massambaba
  • UC Pau Brasil (APA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.