Projeto Pandeiros promove Semana do Meio Ambiente

IEF - www.ief.mg.gov.br - 28/05/2009
Ações ecológicas, mutirão de limpeza, concursos e debates marcam a 1ª Semana do Meio Ambiente de Pandeiros. As atividades acontecerão de 1o a cinco de junho em escolas rurais do município de Januária, no norte de Minas, e serão realizadas com o apoio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Pandeiros Cocha e Gibão, executado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Participam da Semana nove escolas públicas de comunidades inseridas na Área de Proteção Ambiental (APA) do Pandeiros, maior Unidade de Conservação do Estado de Minas, com 393 mil hectares . "A programação da Semana está sendo elaborada pelas próprias escolas, por meio dos Fóruns de Educação Ambiental permanentes, instalados em março de 2009 pelo Projeto, na região", explica o coordenador do Projeto Pandeiros, Kolbe Soares.

Dentre as atividades propostas estão gincanas, caminhada ecológica, concurso de redação e de desenhos, exibição de filmes, mutirão de limpeza nas comunidades, instalação de hortas e arborização nas escolas, além de oficinas, palestras e debates. "As atividades irão abranger alunos, professores e toda a comunidade, com o objetivo de envolver ainda mais a população no projeto de preservação da região considerada o ‘Pantanal de Minas', onde se reproduz 70% da fauna aquática do médio rio São Francisco", destaca Kolbe Soares.

O Projeto Pandeiros é uma iniciativa pioneira do IEF e foi iniciado em 2004 com o objetivo de criar alternativas de renda para comunidades dos municípios de Bonito de Minas, Januária e Cônego Marinho, que tradicionalmente viviam da produção do carvão de vegetação nativa.

Atualmente, o Projeto apóia cerca de 200 famílias de 20 comunidades da região e incentiva a criação de carneiros e ovelhas, produção de mel, extrativismo dos frutos do cerrado, aproveitamento sustentável da palmeira babaçu e agricultura familiar. "Na safra de 2008-2009, foram apoiados o plantio de 260 hectares das culturas de milho, feijão e mandioca, e 60 hectares das oleaginosas mamona e girassol", exemplifica Soares.

Segundo ele, o Projeto também incentiva a organização comunitária e o cooperativismo. "Este ano, foi criada a Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Pandeiros, além de Centros Comunitários de Extrativismo e Artesanato do Cerrado nas Comunidades de Mingú e Traçadal e estamos realizando vários cursos de capacitação nas comunidades de produção coletiva", informa. O Projeto desenvolve, ainda, o Programa Horta Escolar e Comunitária e já implantou dez escolares e 22 comunitárias.

Essas iniciativas contam com a parceria de outras instituições, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET Januárua), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Petrobrás Biodiesel, Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), Cáritas, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Cadeia do Pequi do Norte de Minas e Promotoria da Bacia do São Francisco - Montes Claros.
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Rio Pandeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.