Caçador é detido em fiscalização na APA Rota do Sol

SEMA/RS - www.sema.rs.gov.br - 15/06/2009
Caça e corte de vegetação nativa ilegais foram os crimes apurados em operação conjunta de fiscalização realizada no dia 12 de junho pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Batalhão Rodoviário da Brigada Militar e DAER na Área de Proteção Ambiental Estadual Rota do Sol, trecho compreendido entre São Francisco de Paula, no trevo de acesso a Cambará do Sul, e o Arroio Carvalho, em Itati.

Conforme o gestor da APA Rota do Sol, Rodrigo Cambará, três caçadores foram interceptados na ponte do rio Três Forquilhas, em Itati. Dois conseguiram fugir pela mata e um foi detido com uma espingarda calibre 12 e um cinturão com 23 projéteis, sendo sete deflagrados, duas facas e um javali de aproximadamente 15 quilos esquartejado. Por porte ilegal de arma e praticar caça dentro de uma unidade de conservação, o indivíduo foi multado em R$ 3 mil. O flagrante foi registrado na delegacia de polícia de Terra de Areia e o infrator responderá em liberdade.

"A caça é proibida no Rio Grande do Sul. A caça de javali, por se tratar de espécie exótica, é permitida somente a caçadores registrados junto ao IBAMA. Porém, dentro de unidades de conservação a atividade ainda depende de autorização do gestor da área e do acompanhamento de um guarda-parque para evitar que os caçadores matem animais silvestres", explica Rodrigo Cambará.

A outra infração apurada foi o corte de vegetação nativa sem licença e o transporte irregular da madeira em um reboque puxado por trator, próximo a Itati. O volume da madeira foi estimado em três metros estéreos de lenha e a multa aplicada foi de R$ 900,00. O gestor da APA Rota do Sol ressalta que a retirada de madeira nativa da mata para ser usada como lenha pode ser autorizada quando as árvores estiverem "mortas". "Além disso, a legislação permite o corte de até 2 hectares por matrícula de mata nativa em estágio médio de regeneração em propriedade com até 50 hectares, mas é necessária a licença emitida pelo Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Sema. E para o transporte da madeira é preciso o Documento de Origem Florestal (DOF)", declara Rodrigo.

A fiscalização ainda notificou a prefeitura de Itati a providenciar a licença ambiental para a atividade de extração de saibro.

A APA Rota do Sol tem área de 52.535 hectares e abrange território dos municípios de Cambará do Sul, São Francisco de Paula, Itati e Três Forquilhas.
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Rota do Sol
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.