Pesquisadores do Cemave participam do XVII Congresso Brasileiro de Ornitologia em Vitória

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 30/06/2009
Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa para Conservação de Aves Silvestres (Cemave), centro especializado do Instituto Chico Mendes, serão palestrantes no XVII Congresso Brasileiro de Ornitologia 2009 (CBO), que acontece de 28 de junho a 3 de julho, na Instituição de Ensino Superior (Faesa), em Vitória, capital do Espírito Santo. Especialistas de várias partes do país e do exterior debaterão os principais temas ligados às aves brasileiras. Espera-se mais de 30 doutores entre brasileiros e estrangeiros palestrando e ministrando minicursos.

O pesquisador do ICMBio e mestre Leonardo Vianna Mohr falará sobre \'Plano de ação para conservação do formigueiro-do-litoral (Formicivora littoralis)\'; Raquel Lacerda, do Sistema Nacional de Anilhamento (SNA), ligado ao Cemave/ICMBio sobre \'Situação atual do anilhamento: panorama\'.

Já o pesquisador Andrei Langeloh Roos dará minicurso intitulado \'Introdução e princípios básicos do Anilhamento de aves\', no dia 3 de julho, de 9 às 18 horas. A Reserva Biológica Augusto Ruschi, em Santa Teresa, receberá parte dos participantes interessados numa excursão que será promovida no segundo dia, paralela aos minicursos.

Esta edição do congresso visa promover a discussão ampla de temas relacionados à Biogeografia das Aves da Mata Atlântica. Estão agendadas palestras e minicursos expondo as pesquisas de ponta na área, abrangendo desde estudos filogeográficos, anatômicos, de sistemática e taxonomia, até pesquisas que enfocam a ecologia de comunidades e comportamento de espécies do bioma em questão.

As discussões geradas nos congressos também terão o poder de redefinir prioridades e metas para ornitologia brasileira nos próximos anos, uma vez que apontarão os atuais rumos dos estudos e as lacunas existentes no conhecimento sobre a biologia das aves da Mata Atlântica.

Entre os resultados esperados estão: promover o debate de temas relevantes da Ornitologia, com ênfase ao contexto biogeográfico das aves do bioma Mata Atlântica; estimular o avanço do conhecimento sobre padrões biogeográficos, fenômenos evolutivos e questões taxonômicas das aves do território nacional; e o debate sobre áreas de interesse para a conservação através de bases de dados mais consistentes com relação aos padrões de distribuição da diversidade biológica; entre outros.
UC:Reserva Biológica

Related Protected Areas:

  • UC Augusto Ruschi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.