Sisbio autoriza mais sete pesquisas em Reserva Biológica de Pernambuco

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 09/07/2009
As chuvas de inverno no Nordeste brasileiro chegam em 2009 mais intensas do que na média histórica. Mas nem isso tem desestimulado a continuidade de pesquisas na Reserva Biológica (Rebio) de Saltinho, em Pernambuco. Nada menos que sete autorizações foram emitidas pelo Sisbio (Sistema de Autorização e Informação de Biodiversidade), sem contar duas expedições promovidas por pesquisadores autorizados a adentrarem a UC com as devidas licenças.

Espécies de roedores, marsupiais, quirópteros, insetos, fungos, além da regeneração natural de espécies arbóreas e a interação entre primatas, são alguns dos temas pesquisados na reserva, que abriga um dos maiores fragmentos de Mata Atlântica em Pernambuco. Aracnídeos e bromeliáceas serão objetos de outros estudos, conforme autorizações já vigentes.

Em reunião do Conselho Consultivo da reserva, a professora e doutora Ana Lícia Feliciano, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), apresentou aos conselheiros e servidores da unidade os resumos de três dissertações de mestrado de que foi orientadora ou co-orientadora, todas realizadas em Saltinho.

Além da importância acadêmica, os trabalhos contribuem para a gestão e ao manejo dos recursos naturais da reserva biológica, que assim se consolida como fonte e local privilegiado de pesquisas científicas.

Segundo o analista ambiental Walter Cabral de Moura, a reserva conclui no momento o projeto de reforma do alojamento destinado aos pesquisadores. O objetivo é atender à demanda crescente e proporcionar mais conforto e melhores condições aos profissionais. As obras, que devem ser iniciadas nos próximos dias, serão financiadas com recursos oriundos de compensação ambiental.
UC:Reserva Biológica

Related Protected Areas:

  • UC Saltinho
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.