Boletim divulgado pelo Prevfogo informa unidades em situação de alerta amarelo

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 25/09/2009
O boletim divulgado hoje (24), pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/Ibama) confirmou estado de alerta amarelo em algumas unidades de conservação de proteção integral a partir da detecção de focos de calor no interior ou na zona de amortecimento destas.

Destacam-se, o Parque Nacional (Parna) Nacional Cabo Orange/AP, Floresta Nacional (Flona) do Jatuarana/AM, Flona do Iquiri/AM, Parque Nacional (Parna) do Mapinguari/AM, Parna da Chapada Diamantina/BA, Reserva da Vida Silvestre das Veredas de Oeste Baiano/BA, Parna da Chapada dos Veadeiros/GO, Parna da Chapada das Mesas/MA, Parna da Juruena/MT, Parna da Serra da Canastra/MG, Parna Grande Sertão Veredas/MG e Parna das Sempre-Vivas/MG.

O estado de alerta amarelo também foi confirmado na Estação Ecológica (Esec) da Terra do Meio, Floresta Nacional (Flona) de Altamira, Flona de Itaituba II, Flona do Jamanxim, Flona do Tapajós, Flona do Tapirapé-Aquiri, Flona do Trairão, Flona do Tapirapé-Aquiri, Flona do Trairão, Parna da Amazônia, Parna do Jamanxim, Parna do Rio Novo, Parna da Serra do Pardo e Rebio da Serra do Cachimbo, todas no Pará.

No estado do Piauí, foram classificados em situação de alerta amarelo o Parna da Serra das Confusões e Parna das Nascentes do Rio Parnaíba. No estado de Rondônia, a Esec Cuniã, Parna dos Campos Amazônicos e Reserva Biológica (Rebio) do Jaru e em Tocantins, o Parna do Araguaia.

De acordo com o boletim, a Esec de Uruçuí-Una, em Piauí saiu do estado de alerta. O último foco de calor foi detectado dia 16 de setembro. Segundo José Salivone Andrade, chefe da Estação, choveu 25 milímetros na região dos focos e no momento não há fogo na Unidade.
UC:Geral

Related Protected Areas: