ICMBio vai ordenar turismo na Rota das Emoções

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 30/10/2009
A Área de Proteção Ambiental(APA) Delta do Parnaíba, no Piauí, vai ganhar o seu Plano de Manejo. Os estudos para a elaboração do plano estão sendo feitos pelas equipes do Instituto Chico Mendes com recursos da Secretaria de Turismo do Piauí, que atua como parceira no projeto.

A APA Delta do Parnaíba integra a chamada Rota das Emoções juntamente com os parques nacionais de Jericoacoara, no Ceará, e Lençóis Maranhenses, no Maranhão. Esse roteiro turístico é vendido internacionalmente pela Embratur. O ICMBio entende que essas unidades de conservação precisam estar respaldadas para atender, de forma legal e ordenada, às demandas nacionais e internacionais.

Lençóis Maranhenses já tem o seu Plano de Manejo e Jericoacoara já está providenciando o seu, com apoio do Ministério do Turismo, por meio do Prodetur (Programa de Desenvolvimento de Turismo). Faltava a APA Delta do Parnaíba, que agora começa a agilizar o seu.

Júlio Gonchorosky, coordenador-geral de Uso Público e Negócios da Diretoria de Unidades de Conservação de Uso Integral-Direp, admite que, mesmo já tendo seu Plano de Manejo, Lençóis Maranhenses precisa passar por um ordenamento do turismo dentro do parque.

Nas próximas semanas deverá ser realizada reunião para discutir um documento normatizador, que vai estabelecer as regras de visitação do parque. "Queremos fazer um documento caracterizando as rotas dentro do parque, como isso deverá ser feito, de que maneira: a pé, de carro, com condutores treinados. Temos que propor cursos de primeiros socorros para atendimento a um possível incidente com visitantes, enfim, os operadores de turismo terão que se organizar. E isso vale tanto para barcos quanto para veículos. Nossa meta é estabelecer um turismo regulamentado e capacitado", adianta Júlio.

Ele cita o exemplo do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde o ordenamento do turismo ficou praticamente restrito ao treinamento de guias, que hoje fazem acompanhamento dos turistas nas dependências do parque. E acha que o problema dos quadriciclos que circulam em algumas áreas de Lençóis Maranhenses, próximas a ninhos de aves e outros animais endêmicos, deve ser objeto de estudos para ordenamento do uso desses equipamentos.
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Lençóis Maranhenses
  • UC Chapada dos Veadeiros
  • UC Jericoacoara
  • UC Delta do Rio Parnaíba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.