Boa Esperança recebe Caravana do Previncêndio

IEF - www.ief.mg.gov.br - 30/10/2009
O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realiza neste sábado (31), a partir das 9h30, a Caravana do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio) na cidade de Boa Esperança, região sudoeste de Minas Gerais. O evento ocorrerá na praça Padre Júlio Maria, em frente à Prefeitura, onde a população da região participará de atividades variadas relacionadas à educação ambiental. A participação é gratuita.

Dentre as atividades previstas na programação, estão apresentações teatrais, oficinas e gincanas. Para a coordenadora geral do programa, Cláudia Martins de Mello, a caravana tem como objetivo a conscientização da população sobre as formas de se prevenir incêndios. "A sensibilização da comunidade do entorno da Unidade é o principal foco do nosso trabalho para que a população saiba como utilizar o fogo e não prejudicar o meio ambiente", afirma.

Boa Esperança é a 12ª cidade a receber a Caravana do Previncêndio e é um dos municípios importantes para a campanha por abrigar o Parque Estadual Serra da Boa Esperança. O gerente do Parque, Ivan Luiz Leite Costa, afirma que é fundamental que as pessoas se conscientizem que são responsáveis pela conservação da Unidade de Conservação (UC). "Essas ações são muito importantes para diminuir incêndios no Parque. Há um ano e meio estamos trabalhando com a comunidade e os resultados são muito positivos. Em 2007 foram queimados aproximadamente 2,1 mil hectares, em 2008 40 hectares e neste ano apenas 3,5", ressalta o gerente.

Para a prevenção e combate a incêndios o IEF, através do Previncêndio vem promovendo eventos desde agosto deste ano nas 20 cidades que abrigam muitas das importantes UCs existentes em Minas Gerais. As campanhas educativas enfatizam o uso correto do fogo por produtores rurais, em processo de queimadas autorizadas, e pela população em geral, para preservação dos Parques. A próxima cidade a receber a caravana será Ouro Preto, nos dias 06 e 07 de novembro.

Campanha do Previncêndio - A campanha de prevenção a incêndios criada pelo IEF-MG tem como objetivo, além de informar a população sobre os cuidados para o uso do fogo no entorno das unidades de conservação, mobilizá-la para a ação em conjunto na prevenção e identificação de focos de incêndio.

Para auxiliar nesse engajamento, a campanha conta com um mascote que é um beija-flor e tem como slogan "Bata suas asas nesta defesa". O mascote foi escolhido com base na fábula que narra sobre um incêndio numa floreta na qual apenas o beija-flor fica para tentar apagar as chamas. Ao final da história, quando questionado sobre sua fragilidade, sobre a pequena quantidade de água que conseguia levar em seu bico e a respeito da efetividade de sua ação, o beija- flor responde: "ao menos, eu fiz a minha parte".

UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Serra da Boa Esperança
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.