Potencial turístico e ambiental do Parque Estadual de Itapeva ganha destaque

SEMA/RS - www.sema.rs.gov.br - 21/12/2009
Trilhas interpretativas, encontros com a comunidade nos parques e mostras de vídeos ambientais são as principais ações do Projeto Responsabilidade Ambiental: Mudando Conceitos e Atitudes que ocorrerão no período de 4 a 15 de janeiro, no Parque Estadual de Itapeva (Peva), em Torres. Elas foram definidas em reunião, na última quinta-feira (17), na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). O projeto tem a coordenação do Programa Pró-Mar-de-Dentro e do Parque Estadual de Itapeva e as atividades integram, também, o Verão Legal 2010 do Governo do Estado e serão gratuitas.

Trilhas nos parques: a programação contempla seis trilhas interpretativas no Parque Estadual de Itapeva e no Parque da Guarita para um público máximo de vinte pessoas em cada uma delas. As trilhas das Dunas e do Morro de Itapeva serão conduzidas por técnicos do HFLN e da Sema e guarda-parques do Parque Estadual de Itapeva. Já as trilhas da Guarita terão a condução por técnicos da Smmam de Torres.

Encontros com a comunidade: os encontros intitulados "Amigos do Peva. Amigos de Torres. Amigos do Meio Ambiente" serão divididos em conversas no camping (Parque Estadual de Itapeva) e bate-papo na Praça XV, no centro de Torres. Os encontros contarão com a participação do Gestor do Parque Estadual de Itapeva, Paulo Grübler, do Técnico Ambiental do HFLN, Fabiano Minossi, do coordenador do Curso de Biologia da Ulbra/Torres, Walter de Nisa e Castro Neto, dos Gerentes de Desenvolvimento Sustentável, Rivaldo Raimundo da Silva e de Licenciamento Ambiental, Dora Laitens, da Smamm, além de convidados especiais, entre eles o Secretário de Estado do Meio Ambiente, deputado Berfran Rosado. As conversas terão a mediação da coordenadora do Pró-Mar-de-Dentro e do Projeto Responsabilidade Ambiental, Maria Elisabete Ferreira.

Mostras de vídeos ambientais: as mostras de vídeos acontecerão diariamente no camping do Parque Estadual de Itapeva. Em ocasiões especiais, tais como abertura das atividades (04/01) e no sábado e domingo (09 e 10/01) haverá mostra de vídeos no telão da Praça XV, no centro de Torres.

Projeto Responsabilidade Ambiental: Mudando Conceitos e Atitudes

O Responsabilidade Ambiental vem sendo realizado desde junho de 2009, sob a coordenação da SEMA/Pró-Mar-de-Dentro, mediante parceria firmada com a ONG Nordestão e o Município de Osório, com apoio dos demais municípios-sede (Torres, Mostardas, Balneário Pinhal e Maquine). O projeto promoveu até o momento cinco cursos e 16 oficinas de capacitação.

O Parque Estadual de Itapeva foi objeto de dois cursos anteriores: o de reconhecimento de ecossistemas e o de potencial turístico e ambiental. Com 40 horas de duração cada um, os eventos capacitaram cerca de 50 alunos da região de Torres. Estes alunos poderão participar como voluntários no acompanhamento das atividades de janeiro.

As ações do projeto contam com o apoio da Smmam de Torres, dos Cursos de Biologia e de Turismo da Ulbra/Torres, da Associação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Torres (AHRBS), da Associação Torrense de Agências de Viagens (Atavi), do Horto Florestal do Litoral Norte (HFLN) e da Assessoria de Educação Ambiental da Sema. A programação completa será disponibilizada na página da SEMA (www.sema.rs.gov.br), no ícone do Projeto Responsabilidade Ambiental, a partir da próxima semana.
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Litoral Norte
  • UC Itapeva (PES)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.