Berfran assina PAE do Parque Estadual do Delta do Jacuí

SEMA/RS - www.sema.rs.gov.br - 04/02/2010
O secretário estadual do Meio Ambiente, deputado Berfran Rosado, assinou o Plano de Ações Emergenciais (PAE) para a APA e Parque Estadual Delta do Jacuí, em cerimônia no auditório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, realizada nesta quarta-feira (3/02). O plano antecede ao Plano de Manejo e estabelece prazos para a execução dos planos de manejo da APA e do Parque, para a colocação de placas de identificação das unidades e para o levantamento fundiário.

Durante o ato, a gestora da APA e Parque Estadual Delta do Jacuí, Vânia Mara Ângelo da Costa, ressaltou a importância da assinatura, assinalando que a partir de agora, os moradores, principalmente os que se encontram em áreas de risco, terão a possibilidade de nivelar seus terrenos com a vistoria de técnicos. Entre outros itens, os moradores da região também vão poder fazer parcerias com as prefeituras para o reordenamento das ocupações em áreas antropizadas, para realocações das famílias que encontram-se em áreas de risco e para a implantação de redes de esgoto, água e luz, que é direito do cidadão e dever dos órgãos municipais responsáveis.

Vânia agradeceu a presença de todos os parceiros "incansáveis nesta luta para administrar de mãos dadas com a comunidade", citando os secretários e demais representantes dos municípios da região do Delta, a Concepa, PRF, BPA, Sulgás, DMLU, Dmae, Defesa Civil, associação de moradores, Colônia de Pescadores, líderes comunitários e ONG Amigos do Delta. A gestora também fez um agradecimento especial à governadora Yeda Crusius, "que colocou à frente da Sema um administrador que dispensa qualquer elogio, um secretário que nos deixa trabalhar, confiando e apoiando cada projeto, buscando a sustentabilidade e sempre procurando a melhor forma de atender e preservar o meio ambiente sem esquecer que o ser humano faz parte desde meio".

O secretário Berfran, por sua vez, destacou a integração entre a comunidade e as unidade de conservação que envolvem os municípios de Porto Alegre, Eldorado do Sul, Canoas, Charqueadas, Nova Santa Rita, Eldorado do Sul e Triunfo. Ele ressaltou que com a assinatura do PAE a comunidade ficará mais integrada às ações das duas unidades de conservação tão importantes para o Estado.

Na oportunidade, o senhor Henrique Lister, do Grêmio Náutico União, entregou o manuscrito de um livro que ele escreveu sobre o Delta do Jacuí para o secretário analisar e dar o seu parecer.
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Delta do Jacuí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.