Parque Estadual da Pedra Azul comemora 19 anos com a instituição de seu Conselho Consultivo

Instituto Estadual de Meio Ambiente - www.meioambiente.es.gov.br - 06/03/2010
Durante evento realizado neste sábado (06), em Domingos Martins, o Governo do Estado assinou o decreto que instituiu o Conselho Consultivo do Parque Estadual de Pedra Azul (Pepaz), e uma portaria conjunta entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) que dispõe sobre sua composição.

Na solenidade, realizada na sede da Fjordland - Cavalgada Ecológica, também foi assinado um Protocolo de Intenções entre o Governo, por meio da Seama, Iema e a Secretaria de Estado da Agricultura Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag), e o empresário Erling Sven Lorentzen, para a doação de 1.500 metros quadrados para a construção do Centro de Visitantes e melhorias para o acesso ao Parque, que celebra 19 anos de criação em 2010.

Estiveram presentes à solenidade, o governador do Estado, Paulo Hartung, acompanhado da esposa Cristina Gomes, a secretária de Estado do Meio Ambiente, Maria da Glória Brito Abaurre, a diretora-presidente do Iema, Sueli Passoni Tonini, o deputado federal Lelo Coimbra, o empresário Eliezer Batista, empresários e representantes da comunidade local.

Com a doação das terras, o Governo do Estado irá disponibilizar, por meio do Iema, os recursos para construção do Centro de Visitantes, que terá sua obra licitada pelo Instituto de Obras Públicas do Estado do Espírito Santo (Iopes). Já as melhorias no acesso a unidade são previstas pela Seag, por meio do programa "Caminhos do Campo".

"O Governo vem trabalhando para que a sociedade atue na gestão do Parque e seu entorno. Com a instituição deste conselho, avançamos nesta participação. A portaria que estabelece a composição do conselho é de extrema importância. Os atores que o compõem, pessoas dos setores de turismo e cultura, moradores, proprietários rurais, entre tantos outros da região, é que nos ajudarão nesta gestão. Precisamos destacar, também, a sensibilidade do senhor Lorentzen, que contribui para este processo com a doação de uma excelente área, na qual poderemos construir um local para receber nossos visitantes com maior conforto e da melhor forma possível", afirmou Maria da Glória.

Além disso, com a cooperação dos envolvidos, pretende-se fomentar, de forma ecologicamente responsável e sustentável, o turismo na região de Pedra Azul, especialmente no Parque.

O governador Paulo Hartung afirmou que quando assumiu o Governo, em 2003, o setor de meio ambiente no Estado estava completamente desestruturado. "A Secretaria de Meio Ambiente, era praticamente um traço sem importância no organograma do Governo. Não havia profissionais que pudessem conduzir essa área essencial para o desenvolvimento do Espírito Santo. Passo a passo reconstruímos todo o sistema estadual de meio ambiente e profissionalizamos a Secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Estadual de Meio Ambiente. Hoje, já estamos colhendo importantes vitórias", afirmou.

Hartung citou como exemplo de programa bem sucedido o "Produtores de Água", pelo qual o Governo faz o pagamento por serviços ambientais a proprietários rurais. "Estamos desenvolvendo um conjunto de ações para que possamos alcançar uma boa administração dos recursos hídricos em nosso estado, recuperar as nascentes e a cobertura da vegetação nas margens dos rios. Esse trabalho requer o envolvimento de toda a sociedade", frisou.

O governador lembrou também que o Governo trabalha para que o desenvolvimento aconteça de maneira sustentável no Espírito Santo. "Não queremos nos desenvolver a qualquer custo. Nosso modelo de desenvolvimento é socialmente inclusivo, ambientalmente responsável e geograficamente desconcentrado. Só vale à pena crescer dessa forma", afirmou o governador.

"É um privilégio viver neste paraíso, que é a Pedra Azul. Também é um privilégio ter contribuído e continuar contribuindo para a região, principalmente, por causa das crianças, para que possam manter este contato com a floresta e os animais", disse Lorentzen.

O Conselho do Pepaz

O Conselho do Pepaz é um órgão colegiado, autônomo, de caráter consultivo, previsto pelo Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SISEUC), que tem a conservação e gestão da unidade e seu entorno como principais objetivos.

Sua criação possibilitará maior participação da comunidade do entorno do Parque nas discussões que envolvam seu Plano de Manejo como, por exemplo, o uso público da unidade e a prática de esportes de aventura na região.

O Conselho será composto por representantes do Iema, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Renováveis (Ibama), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistencia Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Instituto de Defesa Agropecuária e Floerstal (Idaf), do Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Espírito Santo, das prefeituras de Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Alfredo Chaves e Vargem Alta, de entidades ambientalistas, sindicatos rurais e associações de produtores rurais, moradores, de turismo, culturais e sociais que atuam no entorno da unidade.

Parque Estadual da Pedra Azul

Foi criado por meio da Lei Estadual no 4.507/91. Seu objetivo é proteger amostras significativas dos ecossistemas regionais, entre as quais se destacam as formações rochosas de granito e gnaisse.

Abriga um dos mais importantes cartões postais do Estado, a Pedra Azul, que possui 1.822 metros, além da Pedra das Flores, com 1.909 metros de altitude. Um detalhe interessante é a Pedra do Lagarto unida à Pedra Azul. Ambas podem ser avistadas da BR-262.

Entre as principais espécies vegetais da unidade encontram-se orquídeas, bromélias, ingás, cedros, cássias, ipês, além de várias espécies de canela. A fauna é diversificada contando com animais como tatu, tamanduá-de-colete, jaguatirica, araponga, veado catingueiro, trinca-ferro e sabiá, além de alguns ameaçados de extinção como sagüi-da-serra, onça sussuarana e macaco barbado. É um dos parques mais visitados por turistas no Estado, principalmente, no período de inverno.

Área aproximada: 1.240 ha.
Localização: Município de Domingos Martins, distrito de Pedra Azul.
Contato: pepaz@iema.es.gov.br.
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Pedra Azul
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.