APA de Ibirapuitã e Eletrosul vistoriam área que deverá receber linhas de transmissão de energia

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 18/03/2010
Analistas ambientais da Área de Proteção Ambiental (APA) do Ibirapuitã (RS) reuniram-se nesta quarta-feira (17) com técnicos da Eletrosul para avaliar as opções de locoais para a instalação da linha de transmissão que levará a energia gerada pelo Complexo Eólico Coxilha Negra até a Subestenção Livramento 2.

Durante a análise do Relatório Ambiental Simplificado, apresentado pela empresa para o licenciamento ambiental da linha, os técnicos da APA questionaram a Eletrosul sobre a possibilidade de realocar o trecho compreendido entre os vértices V11 e V10, evitando assim a sobreposição da rede exatamente no eixo de uma das nascentes do Rio Ibirapuitã.

Além da possibilidade de novo traçado para a linha de transmissão entre os vértices V8 e V4, evitando a passagem sobre habitações e sítios de lazer e a divisão dos últimos remanescentes de vegetação arbórea nativa existente nos cerros da zona periurbana de Santana do Livramento (RS), foi pedida uma revisão do Vértice V8 em direção ao Vértice V7 propostos inicialmente pela Eletrosul.

Conforme combinado entre os técnicos, foram apresentadas pelo analista ambiental Raul Paixão Coelho outras opções de localização das linhas, sugeridas pela APA ao empreendedor. Foi solicitado também que a Eletrosul apresente a análise de viabilidade técnica para essas opções, de forma a embasar melhor a tomada de decisão dos técnicos da unidade quanto à autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para a instalação do empreendimento.
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Ibirapuitã (APA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.