APA do Ibirapuitã promove I Festa do Cordeiro

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 23/03/2010
A Área de Preservação Ambiental (APA) do Ibirapuitã, no Rio Grande do Sul, realizou no Rincão do Batista, na Serra do Caverá, em Rosário do Sul, a I Festa do Cordeiro. O evento, promovido em parceria com a Associação dos Produtores e Moradores local, reuniu cerca de 150 pessoas.

Os moradores e visitantes puderam assistir a uma disputa de Tiro de Laço, comprar os produtos de artesanato e as delícias locais como queijos caseiros, doces em compota, mel, rapaduras de leite, entre outros. Além disso, degustaram um almoço campeiro onde os pratos principais foram o churrasco de cordeiro e o arroz com charque de ovelha. Foi também celebrada uma missa.

Os estudantes do Curso de Gestão Ambiental da UNOPAR/Rosário do Sul apresentaram aos moradores uma proposta para solucionar o problema com os resíduos gerados nas propriedades rurais, em especial os resíduos veterinários - como ampolas de vacina e frascos de carrapaticida.

Já os técnicos da APA do Ibirapuitã atualizaram os habitantes a respeito do andamento atual do projeto de cooperação internacional (Aglomerados Urbanos em Área Protegida: métodos para promover o desenvolvimento socioeconômico da população com a tutela da natureza - Programa URB-AL III). Foi explicado aos moradores que ainda este ano eles receberão a visita de recenceadores que aplicarão um questionário pesquisa.

Os técnicos pediram aos moradores que tenham paciência com os pesquisadores, pois o questionário é bastante extenso, mas é essencial para que possamos saber quais são as reais necessidades e potencialidades de cada região. Também frisaram que os recursos do projeto não serão suficientes para resolver todos os problemas, mas que as respostas dos questionários permitirão saber exatamente o que precisa ser feito, onde e dimensionar quanto de dinheiro irá custar cada intervenção. Estão querendo assim, tornar possível aos técnicos dos órgãos públicos e das instituições locais elaborarem projetos e buscarem recursos junto ao Governo e junto aos financiadores internacionais para executarem as melhorias necessárias.

Após a explanação sobre o projeto de cooperação, os técnicos da APA aproveitaram a oportunidade para tirar as dúvidas dos moradores sobre a unidade e sobre as atividades que eles desejam realizar em suas propriedades. As principais dúvidas dos moradores giraram em torno dos consertos das estradas e da retirada de balastro das propriedades pelas máquinas da prefeitura.

Os técnicos explicaram que é necessário que a prefeitura de Rosário faça um licenciamento ambiental conjunto de diversos pontos de retirada de balastro, se comprometendo a recuperar as áreas que doarem material mineral, após esgotar a retirada de material. Evitando o que ocorreu até agora, onde diversas áreas revolvidas ficavam sem recuperação ao longo das estradas e onde os proprietários rurais acabavam multados pelos órgãos ambientais pela doação de material mineral sem licenciamento.

Também surgiram dúvidas sobre as propriedades que ficaram de fora do Programa Luz Para Todos, sendo aconselhado que estas pessoas passem seus dados para a Associação de Produtores e Moradores da APA e que esta emita um ofício para a unidade solicitando auxílio junto ao Programa Luz para Todos. Também surgiram solicitações, como a da Comunidade do Xircal que necessita a abertura de um poço comunitário para resolver o problema de falta de água para beber sempre que ocorre um período de estiagem.

Outra solicitação foi feita pelos pecuaristas familiares a respeito de uma solução técnica para o manejo das nascentes das propriedades, de forma a permitir a conciliação entre dessedentação do gado e conservação da nascente. Durante o evento os técnicos da APA do Ibirapuitã e o técnico do Programa da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Negócio (EMATER) de Rosário conversaram brevemente sobre marcar uma reunião técnica para discutir exclusivamente este assunto.

Aproveitando a oportunidade, os técnicos da unidade passaram para a direção da Associação de Produtores e Moradores da APA uma cópia da versão prévia do pré-projeto "Certificação Ambiental para Carne do Pampa - Proposta de parceria entre a APA e pecuaristas", para que seja analisado na próxima reunião da Associação e sejam feitas propostas de melhoria ao projeto. Foi sugerido que os membros da Associação pensem em outras parcerias possíveis e desejáveis com a APA, seguindo o modelo da proposta de Certificação Ambiental da Carne.
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Ibirapuitã (APA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.