SDS realiza capacitação para gestores das Unidades de Conservação da BR-319

CEUC - www.ceuc.sds.am.gov.br - 08/04/2010
Foram capacitados os gestores da BR-319, além de outros prossionais que irão compor o quadro técnico do CEUC.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio do Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc) realiza capacitação para gestores das Unidades de Conservação (UC) da BR 319. A ação tem por objetivo apresentar e integrar os novos gerentes ao processo de gerenciamento em áreas preservadas, assim como os procedimentos e corpo técnico do Ceuc. A capacitação acontece no período de 05 a 09 de abril, na sala de treinamento da sede da SDS.
No primeiro dia de capacitação, foi apresentado um histórico das ações do Ceuc e um panorama da situação atual das nove Unidades de Conservação da BR 319.
De acordo com Domingos Macedo, coordenador do Ceuc, os gestores irão acompanhar e monitorar a execução dos trabalhos realizados nas UC da BR-319, que já contam com sete planos de gestão e oito conselhos gestores implementados. "Para a implementação dos planos e articulação com o conselho gestor e comunidades torna-se necessária a atuação efetiva de profissionais. A contratação desses gestores passou por uma rigorosa seleção, sendo uma condicionante básica para a implementação das áreas do entorno da BR-319", diz o coordenador.
Além dos noves gestores para as UC da BR-319, participam da capacitação o gestor da RDS de Mamirauá e técnicos para os departamentos de manejo e geração de renda e de infraestrutura e finanças do Ceuc.
Unidades de Conservação da BR-319

A BR-319 é a principal rodovia que liga a Amazônia Ocidental ao Centro-Sul do país, com uma extensão total de 885 quilômetros. Somente no Estado do Amazonas, são 859,5 quilômetros, partindo de Manaus até a divisa com o Estado de Rondônia. É a única via de acesso terrestre do Sul do Brasil para a capital do Amazonas - Manaus, assim como para o Estado de Roraima.
Para assegurar a implementação das nove Unidades de Conservação estaduais localizadas ao longo da rodovia, o Governo do Amazonas, por meio da SDS, firmou convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Os recursos serão destinados as ações de monitoramento ambiental, fiscalização e aquisição de equipamentos para a gestão das nove unidades, que são:
Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Amapá, RDS Piagaçu-Purus, RDS Igapó-Açú, RDS Matupiri, RDS do Rio Madeira, Parque Estadual (PAREST) Matupiri, Reserva Extrativista (RESEX) de Canutama, Floresta Estadual (FLOREST) Canutama e FLOREST Tapauá.

http://www.ceuc.sds.am.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=222
UC:RDS

Related Protected Areas: