Conselho Gestor da APA do Pratagy é eleito

Aqui Acontece - www.aquiacontece.com.br - 27/05/2010
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) sediou nesta quinta-feira (27) a eleição dos membros da sociedade civil para o conselho gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratagy. A composição do conselho é estruturada de forma paritária entre o poder público e a sociedade civil, com 10 vagas para cada segmento. As entidades civis dividem-se em 4 vagas para Organizações Não-Governamentais (ONGs), 2 vagas para as organizações comunitárias, 1 vaga para o setor técnico-científico e 3 vagas para os empresários.

O processo eleitoral foi iniciado oficialmente no último dia 3, e teve um total de 12 inscritos habilitados para concorrer às vagas. Os eleitos para representar as ONGs foram o Instituto de Pesquisa e Preservação ambiental (IPPA), o Instituto de Formação Social e Pesquisa Ambiental (Ifospam), Movimento pela Vida (Movida) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Pratagy, cuja vaga estava prevista pelo edital.

As organizações comunitárias estão representadas pela Prefeitura Comunitária de Cultura e Promoção da Paz do Complexo Residencial Benedito Bentes e pela Associação Beneficente da Comunidade Boca do Rio. A vaga do setor técnico-científico foi preenchida pela Universidade Federal de Alagoas, e o setor empresarial, para o qual houve o maior número de candidatos inscritos, está representado pela Usina Caeté, Usina Santa Clotilde e Companhia Mercantil Agropecuária Pratagy - com a titularidade, e a Companhia Alagoana de Empreendimentos, a Oiticica Industrial e Comercial e a Britex Minerações como respectivos suplentes.

Unidade de Conservação - A APA do Pratagy é uma Unidade de Conservação criada em 1998 que abrange partes dos municípios de Maceió, Rio Largo e Messias, abrangendo toda extensão da Bacia Hidrográfica do Rio Pratagy. O manancial do Rio Pratagy é o fornecedor de boa parte do fornecimento da água potável de Maceió e da Região Metropolitana.

O superintendente do Meio Ambiente da Semarh, Anivaldo Miranda, ressaltou outras áreas de proteção bem sucedidas, como a APA da Marituba do Peixe, que abrange territórios de Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto, que com a parceria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf) já garantiu a construção de um memorial, a instalação de módulos sanitários, a implementação de um programa de educação ambiental e a demarcação dos limites da APA.

Ainda segundo o superintendente, as Unidades de Conservação são instrumentos da democracia participativa, sem a qual não há maneira de conciliar o crescimento sustentável e a proteção ambiental.

http://www.aquiacontece.com.br/index.php?pag=meio_ambiente&cod=587
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Marituba do Peixe
  • UC Pratigi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.