Parque Cabeça do Cachorro é ampliado para 126,46 hectares

Agência de Notícias/PR - www.aen.pr.gov.br - 23/06/2010
O governador Orlando Pessuti assinou nesta quarta-feira (23), em Curitiba, a ampliação do Parque Estadual Cabeça do Cachorro, localizado em São Pedro do Iguaçu, região extremo-oeste do Paraná. Com o novo decreto o Parque passa dos atuais 60,98 hectares para 126,46 hectares, aumentando em mais 65,48 hectares a área da Unidade de Conservação (UC).

"O nosso compromisso é promover ações de preservação dos recursos naturais do Estado com o intuito de conservar a biodiversidade e garantindo o desenvolvimento do Estado", destacou o governador durante a assinatura da ampliação do Parque que está localizado no centro de ligação dos corredores de biodiversidade Iguaçu e Paraná.

Os 126,46 hectares de novas áreas de florestas nativas foram doadas por sete agricultores que possuem pequenas propriedades rurais no entorno da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), como é conhecida a área também.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, o órgão ambiental sempre teve uma grande preocupação com relação à manutenção e preservação do Parque Cabeça do Cachorro. "É uma das UCs mais bens conservadas no ponto de vista da biodiversidade", completou o secretário.

COMODATO - O responsável pela área de Unidades de Conservação na região Oeste, Norci Nodari, conta que há três anos o IAP começou as conversações com cada um dos produtores rurais que possuem áreas de floresta em seus imóveis para que de alguma forma eles pudessem anexar o excedente de Reserva Legal para ampliar a Unidade de Conservação e com isso assegurar a conservação daquele remanescente.

"Foram realizados levantamentos, mapeamentos, e audiências públicas e chegou-se a um consenso de que a desapropriação não seria a melhor opção", conta Norci. Segundo ele, caso optassem pela desapropriação os proprietários, em cumprimento ao Código Florestal, teriam que recompor novamente a Reserva Legal em um novo local. "Então eles estarão cedendo em sistema de comodato a sua Reserva Legal ao estado, ficando isentos de fazer a Reserva Legal", completou Norci.

O PARQUE - O Parque Estadual Cabeça do Cachorro foi criado em 1990, como Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). Porém, passou a ser uma Unidade de Conservação (UC) de proteção integral da categoria Parque, pelos objetivos de proteção da fauna, flora e abertura para pesquisas, associados à visitação pública, lazer, recreação e principalmente educação ambiental.

A área do Parque é um dos poucos fragmentos florestais da região. Está inserido no Corredor Iguaçu - Ilha Grande com o objetivo de possibilitar a conexão com outras Unidades de Conservação por meio das suas matas ciliares, tornando-se assim de grande interesse à conservação. Para o Estado do Paraná, o Parque traz uma série de benefícios, como a proteção da Floresta Estacional Semidecidual Submontana. Além da proteção à biodiversidade, esta Unidade está aberta à visitação, permitindo o turismo, educação ambiental e a realização de pesquisas científicas.

A Unidade de Conservação tem como objetivo garantir a proteção de um dos últimos remanescentes florestais da Floresta Estacional Semidecidual na região oeste do Paraná que abriga representantes de fauna e flora ameaçados de extinção como o pau-marfim, cabreúva, jaracatiá, pacas, cotias, tucanos, entre outros.

http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=57426&tit=Parque-Cabeca-do-Cachorro-e-ampliado-para-12646-hectares-&ordem=450000
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Cabeça do Cachorro (ARIE)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.