SDS promove 2ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor da RDS Rio Amapá

SDS/Ceuc - www.ceuc.sds.am.gov.br - 20/09/2010
O Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC) órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) promoveu nos dias 02 e 03 de setembro, a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Amapá, no município de Manicoré (a 332 quilometros de Manaus). No encontro foram debatidos temas como: alternativas de geração de renda; benefício do Bolsa Floresta na reserva; e plano de gestão da Reserva.

De acordo com o coordenador do Departamento de Populações Tradicionais (DPT/CEUC) Wilde Itaborahy a reunião ordinária do Conselho Gestor da RDS Rio Amapá é de extrema importância para a gestão da Unidade. "Os conselhos gestores são os órgãos máximos de deliberação de uma reserva de uso sustentável, no caso específico da RDS do Rio Amapá como existe possibilidade de demarcação de terras indígenas na reunião, estaremos tirando algumas dúvidas e fazendo esclarecimentos sobre essa questão" acrescentou.

Wilde explica que a reunião é uma grande oportunidade para estabelecer e aumentar o diálogo com Instituições que estarão presentes, como por exemplo, a FUNAI e o ICMBio. "As comunidades compõe a metade das cadeiras deste conselho e a outra metade é composta por instituições governamentais, locais, estaduais e federais. Então, o conselho Gestor é um espaço para tomar decisões relevantes para a gestão da Unidade de Conservação".

RDS Rio Amapá

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Amapá foi criada por meio do decreto n 25.041 de 01 junho de 2005, ocupando uma área de 216.108,73 hectares, localizada no município de Manicoré. Não há comunidades dentro da RDS Rio Amapá, exceto poucas famílias que sazonalmente ocupam a área para colher castanha do Brasil. A demanda pela criação da reserva surgiu da Central das Associações Agroextrativistas de Democracia (CCAD), formada por comunidades do entorno do rio Madeira e da AM- 464.


http://www.ceuc.sds.am.gov.br/component/content/article/42-destaques/284-sds-promove-2o-reuniao-ordinaria-do-conselho-gestor-da-rds-rio-amapa.html
UC:RDS

Related Protected Areas:

  • UC Rio Amapá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.