Concessão turística terá minuta de edital até o mês de março no Amazonas

http://portalamazonia.globo.com - 18/02/2011
SDS e Amazonastur assinaram na tarde da última quinta-feira, 17, uma Portaria oficializando a criação do Grupo de Trabalho para a elaboração da minuta do Edital para a concessão turística em áreas protegidas do Estado. O documento estará disponível ate o final do mês de março no site dos dois órgãos recebendo as contribuições da sociedade em geral.

A ação vai permitir que empreendedores invistam na infraestrutura dos Parques Estaduais, com o objetivo de estruturar as áreas protegidas para receber os turistas na Copa de 2014. A titular da SDS, Nádia Ferreira, e o diretor executivo da Amazonastur, Nicholas Carvalho, assinaram o documento durante a realização do Fórum Estadual de Turismo. O GT tem o desafio de no prazo de 40 dias apresentar a minuta do edital.

"É uma iniciativa inédita no Estado, dada a condição do amadurecimento das ações ambientais locais. Estamos alinhados dentro da política pública do Governo Federal, que também está adaptando seus parques para a Copa de 2014. Todo o processo tem uma série critérios, avaliação de atrativos, que já possuem um segmento turístico até informal", declara a titular da SDS, Nádia Ferreira.

Turismo

Desde 2009, a SDS por meio do Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc), em parceria com a Amazonastur, já trabalha com foco em incentivar o turismo em Unidades de Conservação. Inicialmente, prevêem-se adequação em quatro unidades de conservação localizadas no Rio Negro: Parque Estadual do Rio Negro (Setor Norte e Sul), Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro e Área de Proteção Ambiental (APA) da Margem Esquerda do Rio Negro. Outras unidades também já foram definidas: APA Tarumã Mirim/Tarumã Açu, Parque Estadual Sumaúma, APA Caverna do Maroaga e Floresta Rio Urubu.

Foram utilizados para escolha das áreas os seguintes critérios: as comunidades já envolvidas com visitação pública; a existência de infraestrutura de visitação; atratividade turística da comunidade; e a existência de projetos de parceria entre comunidade e instituição governamental ou não governamental.


http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=120569
Turismo Ambiental

Related Protected Areas: