Secretaria do Ambiente embarga construção de estrada dentro de área de proteção ambiental

http://noticias.r7.com - 28/02/2011
A Secretaria Estadual do Ambiente embargou nesta segunda-feira (28) a construção de uma estrada na APA (Área de Proteção Ambiental) da Bacia do rio São João - Mico Leão Dourado, em Silva Jardim, na região serrana do Rio. Os agentes apreenderam uma retroescavadeira e um trator. As máquinas foram levadas para a Reserva Biológica Poço das Antas, no mesmo município, onde ficarão acauteladas. Ninguém foi preso.

A apreensão aconteceu durante uma blitz da Cicca (Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais) da secretaria do Ambiente, para reprimir desmatamentos em áreas protegidas da região. A ação teve apoio do administrador da APA, Rogério Oliveira Souza, do Instituto Chico Mendes, de fiscais do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e do Batalhão de Polícia Florestal da PM.
Segundo a secretaria, a empresa responsável pela obra - Logística Comercial Oito Irmãos LTDA - foi multada em R$ 200 mil e responderá por crime ambiental, por desmatar área de presevação sem autorização ou licença dos órgãos competentes.

Ao chegar ao local, a equipe encontrou tratores, motosserras e um desmatamento criminoso para a abertura de uma estrada com mais de dois km de extensão em área de floresta densa. Na região se concentravam árvores de grande porte de Mata Atlântica e mananciais de água, como o rio São João, principal fonte de abastecimento da região. Segundo a polícia, a obra que começou no último sábado (26), foi embargada nesta segunda-feira (28).

De acordo com o chefe da Cicca, José Maurício Padrone, a equipe de fiscalização chegou aos criminosos a partir de denúncia anônima. As obras da estrada estavam sendo realizadas em área de difícil acesso, no topo de um morro, de onde os responsáveis tinham visão privilegiada de quem eventualmente tentasse chegar ao local.

- Chegamos a tempo de evitar que um estrago maior e irreversível ocorresse. Por isso, a Secretaria de Estado do Ambiente convoca a sociedade a colaborar, denunciando situações como essa.

A APA da Bacia do Rio São João - Mico Leão Dourado foi criada em 2002 para proteger e preservar mananciais, regular o uso dos recursos hídricos e o parcelamento do solo, a fim de garantir o uso racional dos recursos naturais e proteger remanescentes de Mata Atlântica.



http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/secretaria-do-ambiente-embarga-construcao-de-estrada-dentro-de-area-de-protecao-ambiental-20110228.html
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Poço das Antas
  • UC Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.