Fiscais apreendem apetrechos utilizados para pesca depredatória em unidade de conservação

http://www.extramt.com.br - 17/03/2011
Uma operação realizada, nesta semana, por fiscais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) apreendeu na Área de Proteção Ambiental Estadual - APA Salto Magessi, no município de Santa Rita do Trivelato (445 Km ao Norte de Cuiabá) dez redes, quatro espinhéis, um arpão de quatro dentes, um puçá, 20 anzóis, duas varas de pesca, duas varas com molinete e um motor rabeta.

A operação de fiscalização foi realizada após o recebimento de denuncias encaminhadas pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Promotoria de Justiça da Comarca de Nova Mutum (264 Km ao Norte da Capital), com o objetivo de coibir a pesca depretadória na unidade de conservação.

Três fiscais da Sema e o gerente da APA Salto Magessi, Itor Pires de Camargo, passaram três dias (14, 15 e 16.03), percorrendo a área da unidade de conservação, por terra e pelo rio.

O analista de Meio Ambiente Francisco Tadeu Paroli contou que nas ações fluviais foi percorrido o trecho desde a Fazenda Tucunaré até o Salto Magessi. "Nesse trecho encontramos em uma 'entrada', na margem direita do rio Tele Pires, três redes armadas próximos a um acampamento vazio".

Em uma das redes, segundo Paroli, havia cinco piaus enroscados, ainda vivos, que foram soltos de volta ao rio. Logo acima foi encontrado um motor rabeta, escondido próximo à margem direita, com outras três redes junto do motor. Mais quatro redes foram encontradas escondidas em um balde, num outro acampamento na margem direita do rio, onde também havia um arpão de quatro dentes, um puçá, e varas de pesca, além de muitas peças de carro e anzóis, possivelmente para a confecção de espinhéis. Mais quatro espinhéis que cruzavam o rio foram totalmente retirados.

Foi lavrado um Termo de Apreensão. Nenhuma pessoa foi presa, pois ninguém foi encontrado próximo aos materiais irregulares.

Participaram da operação de fiscalização os agentes ambientais Otiles Antunes Leite e Fabio Adrian Azevedo.

APA DO SALTO MAGESSI - A unidade de conservação APA do Salto Magessi, localizada no Rio Teles Pires foi criada pela Lei n 7.871, de 20 de dezembro de 2002 e possui área de 7.846,2420 hectares.

Situada nos municípios de Santa Rita do Trivelato e de Sorriso, na Região Norte do Estado, a APA tem como objetivo proteger e conservar a qualidade ambiental, preservar os sistemas naturais, assegurar o bem-estar das populações humanas e melhorar as condições ecológicas locais.

Outras informações sobre esta e outras unidades de conservação existentes no Estado estão disponíveis no site da Sema, no endereço www.sema.mt.gov.br, no link Biodiversidade/Unidades de Conservação. A Lei de criação da APA do Salto Magessi está disponível no link http://am.batistella.sites.uol.com.br/blog/Leg_UCs_Est_MT/47_LEI_7871_2002.pdf


http://www.extramt.com.br/2009/noticia.php?codigo=1630
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Salto Magessi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.