Reserva da Biosfera Caatinga

Área 0,00ha.
Jurisdição Legal Outros
Ano de criação 2001
Grupo Geral
Instância responsável Federal
Reserva Caatinga

Mapa

Não há dado disponível para a plotagem dessa área protegida no mapa

Ambiente

Fitofisionomia

Fitofisionomia (cursos d'água excluídos) % na UC
Contato Savana-Floresta Estacional 3,46
Contato Savana-Savana Estépica 4,42
Contato Savana-Savana Estépica-Floresta Estacional 2,17
Floresta Estacional Decidual 7,57
Floresta Estacional Semidecidual 4,80
Savana 2,61
Savana Estépica 64,29

Bacias Hidrográficas

Bacia Hidrográfica % na UC
Itapicuru 3,90
Jaguaribe 8,00
Litoral AL, PE e PB 3,57
Litoral CE e PI 5,73
Litoral Norte RN 2,44
Paraguacu 5,53
Paraguai Baixo 4,53
Parnaiba Alto 2,46
Parnaiba Medio 12,11
Piranhas 3,03
Sao Francisco Baixo 2,60
Sao Francisco Medio 23,64
Sao Francisco Sbm 19,40
Vaza Barris 2,95

Biomas

Bioma % na UC
Caatinga 86,33
Cerrado 11,02
Mata Atlântica 2,63

Gestão

  • Órgão Gestor:
  • Tipo de Conselho:
  • Ano de criação :

Características

A RB da Caatinga, criada em 2001, envolvendo 10 estados abrange uma área de 189.990 km2. Suas prioridades, além da conservação da rica bio-diversidade regional, são o com-bate à desertificação, a promoção de atividades susten-táveis (apicultura, turismo, artesanato, etc.), o estudo e a divulgação de dados sobre esses importantes ecossistemas.

A Caatinga ocupa uma área de 734.478km² e é o único bioma tipicamente brasileiro. Sua biodiversidade também é única no mundo e sua vegetação diversificada inclui pelo menos 932 espécies, sendo 380 endêmicas, ou seja, exclusivas da Caatinga.

O termo Caatinga é originário do tupi-guarani e significa mata branca. Localizada em área de clima semi-árido, apresenta temperaturas médias anuais que oscilam entre 25oC e 29oC.

A fauna é rica, com 148 espécies de mamíferos, das quais dez são endêmicas. Entre as 348 espécies de aves, quinze são endêmicas e 20 encontram-se ameaçadas de extinção.

Em razão da semi-aridez e do predomínio de rios temporários, era de se esperar que a biota aquática da Caatinga fosse pouco diversificada. Mas já foram identificadas pelo menos 185 espécies de peixes, distribuídas em mais de cem gêneros. A maioria delas (57,3%) é endêmica.

Cerca de 100 mil hectares da chamada mata branca apresentam mostras significativas de degradação pela ação do homem na luta pela sobrevivência. As principais ações de desmatamento são as queimadas para produção de lenha e carvão e para agropecuária. A identificação de áreas e ações prioritárias para a conservação da Caatinga é um importante instrumento para a proteção de sua biodiversidade.

A Reserva da Biosfera da Caatinga gera um processo em que o governo e as comunidades trabalham juntos para a conservação e preservação do patrimônio biológico, visando a melhoria da qualidade de vida para a população do Nordeste.

A Reserva da Biosfera da Caatinga - RBCAAT, aprovada pela UNESCO em 2001, é regida pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga. Esse Conselho, paritário, possui 15 membros representantes da esfera governamental (4 do governo federal, 10 dos órgãos ambientais de cada um dos governos estaduais abrangidos pela Reserva e 1 representante dos municípios) e 15 representantes da sociedade civil (comunidade científica, moradores, empresários e organizações não-governamentais).

O Conselho é o órgão encarregado da gestão da RBCAAT, sendo responsável por sua política, doretrizes, definição de metodologias, aprovação de seus planos de ação e pelas relações oficiais com o Comitê Brasileiro do Programa MaB. Ainda fazem parte da estrutura os comitês estaduais, que coordenam a implementação da Reserva e os projetos nos respectivos estados. Eles atuam como instâncias de apoio e articulação entre o Conselho e os governos, as organizações não-governamentais, o setor científico, moradores locais e setores empresariais em cada estado abrangido pela Reserva.

A Reserva da Biosfera da Caatinga selecionará áreas-piloto para o aprendizado e demonstração na prática dos conceitos e das funções da Reserva, além da implentação de postos avançados para os projetos desenvolvidos. Destaque-se o Projeto "Cenários para o Bioma Caatinga", coordenada pela Secretaria de Ciência, Técnologia e Maio Ambiente de Pernambuco, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e órgãos de Meio Ambiente de todos os estados do Nordeste e Minas Gerais, objetivando as ações a seguir:

Criar cenários para o Bioma Caatinga que constituem uma projeção no espaço de informações sociais, ambientais e econômicas, visando a construção de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.

Elaborar um banco de dados geográficos, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, em que serão disponibilizadas informações socioambientais, políticas e econômicas, em meio digital, de acordo com as linhas temáticas prioritárias, definidas pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga.

Criar um sistema de consultas que abrigará um visualizador para banco de dados geográficos com recurso de consulta e análise interativas, disponibilizado na web.

O Instituto Amigos da Biosfera da Caatinga foi criado para potencializar as ações do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga, apoiando a implantação e o fortalecimento da Reserva. Tem como principais objetivos apoiar a realização de pesquisas e cooperar com a iniciativa privada e o setor público para a incubação de novos projetos empreendedores.
Para saber mais contate:
Presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga, Alexandrina Sobreira
e-mail: asmoura@sectma.pe.gov.br
Secretário-Executivo do Conselho Nacional, Roberto Gilson da Costa Campos
e-mail: rgilson@sectma.pe.gov.br
Tel: (81)3425-0300
End. Rua Benfica, 285 - Madalena - Recife - Pernambuco
CEP: 50720-0041
www.setma.pe.gov.br
FONTE: http://www.rbma.org.br/mab/unesco_03_rb_caatinga.asp, acesso em dez/2018



Notícias

Não há notícias about this protected area no banco de dados