Após pressão, porto em Ilhéus vai mudar de local

OESP, Vida, p. A20 - 13/04/2011
Após pressão, porto em Ilhéus vai mudar de local

Tiago Décimo / Salvador

O Complexo Portuário e de Serviços Porto Sul, de Ilhéus, no sul da Bahia, apontado como a maior obra de infraestrutura do governo Jaques Wagner, teve seu ponto de instalação alterado por decreto publicado no Diário Oficial de ontem.
A alteração ocorre após pressão de organizações não governamentais (ONGs) ligadas a proteção ambiental e de um pedido do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), feito em fevereiro, para que fossem apresentadas alternativas de localização para o complexo.
A estrutura, orçada em R$ 14,1 bilhões, vai reunir um terminal ferroviário - o fim da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), em construção -, o porto, o retroporto (local de movimentação de cargas), rodovia e um aeroporto internacional. A expectativa e de que o complexo seja capaz de escoar toda a produção de minérios e de grãos do Estado.
Mata Atlântica. De acordo com o projeto original, o complexo seria instalado na região conhecida como Ponta do Tulha, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Encantada, a 30 quilômetros de Ilhéus.
Segundo estudos, cerca de 2,4 mil hectares de Mata Atlântica e mangues seriam devastados.
Além disso, o porto, a 3 quilômetros da costa, ficaria sobre uma barreira de corais.
A mudança de local foi pequena - cerca de 5 quilômetros de distância do ponto original, no sentido de Ilhéus -, mas suficiente, segundo o governo, para que a ameaça de destruição de barreiras de corais fosse afastada e a devastação da fauna e da flora, minimizada.
Segundo o decreto, uma área de 4,83 mil hectares, na localidade de Aritagua, foi declarada de utilidade publica para fins de desapropriação.
"Com o aprofundamento dos estudos de impacto ambiental, foi possível ter elementos mais apurados para uma reavaliação da área",disse a secretaria da Casa Civil, Eva Chiavon.
A repercussão da mudança entre os ambientalistas foi positiva. Mas os lideres das ONGs aguardam mais estudos sobre o projeto - incluindo uma avaliação do impacto que o transporte de minério causara a Mata Atlântica.

OESP, 13/04/2011, Vida, p. A20
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lagoa Encantada
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.