Resex São João da Ponta promove oficina de gestão de recursos pesqueiros

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 19/07/2011
Promover a participação das populações tradicionais na gestão e utilização dos recursos naturais, utilizando metodologias e técnicas que articulam componentes de comunicação e educação para a gestão ambiental, planejamento participativo e construção coletiva do conhecimento.

Essa foi a proposta de uma oficina de gestão participativa de recursos pesqueiros do Projeto Manguezal do Brasil- Área Piloto do Salgado Paraense, realizada pela Reserva Extrativista (Resex) São João da Ponta, na Casa do Extrativista Marinho de São João da Ponta, no município paraense do mesmo nome.

A oficina teve como palestrantes o analista ambiental do Ibama Antônio Melo, que falou sobre "Pesca e Aqüicultura e a Gestão do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros", e o consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) Denis Domingues, com o tema "Capacitação e Fortalecimento do Conselho Deliberativo para a gestão participativa dos recursos pesqueiros da unidade".

O objetivo foi discutir sobre a proposta de abordagem interdisciplinar e interinstitucional do ordenamento pesqueiro da unidade, onde foram capacitados 11 conselheiros, membros do comitê comunitário e usuários da Resex.

A oficina foi norteada num processo socioeducativo que visa à geração de conhecimento a partir da integração do conhecimento tradicional e o conhecimento científico, bem como a promoção de oficinas participativas, pressupondo-se que essas sejam as formas mais adequada para promover o diálogo e o entendimento entre os atores sociais participantes do processo de gestão ambiental.





http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/1666-resex-sao-joao-da-ponta-promove-oficina-de-gestao-de-recursos-pesqueiros
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC São João da Ponta
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.