Preocupação com matança de peixe-boi leva comunidades rurais a propor criação de RDS

A Crítica - http://acritica.uol.com.br - 11/08/2011
A preocupação com a invasão de pescadores profissionais, com o risco de esgotamento dos estoques de peixes e com a matança de peixes-bois levou as comunidades ribeirinhas do município de Silves (a 203 quilômetros de Manaus) a propor a criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Sacará-Piranga.

A proposta de criação foi apresentada em 2008, mas conflitos entre as comunidades provocaram o atraso no decreto da RDS. O projeto, contudo, volta a ser discutido a partir desta sexta-feira (12), em reunião entre representantes das comunidades, do Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc) e do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA).

A coordenadora regional do GTA Médio Amazonas, Rozileuza Rodrigues, explicou que a reunião desta sexta-feira vai retomar o processo de criação da RDS, por meio de novas consultadas às 17 comunidades.

"Já foram feitos vários estudos, oficinas de esclarecimentos, mas algumas comunidades entraram em conflitos internos. Por isso é preciso recomeçar as discussões", disse.

Conforme Rozileuza, as comunidades favoráveis à criação da RDS Saracá-Piranga defendem a medida para fortalecer o manejo das atividades já desenvolvidas no local, como agricultura, artesanato e pesca.

Rozileuza disse uma das grandes preocupações dos ribeirinhos é com preservação dos lagos e com as ameaças contra o pirarucu e o peixe-boi, duas espécies ameaçadas de extinção.

"Inicialmente, havia a preocupação com a pesca do pirarucu. Com o tempo eles começaram a presenciar a matança de peixe-boi na região também, praticada por pescadores de fora das comunidades e por pessoas de dentro que ainda não têm consciência ambiental", disse.

A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável (SDS) disse que representantes do Ceuc participarão da reunião desta sexta-feira para etomar as discussões sobre o processo de criação da reserva. Eles vão ao locar para saber se as comunidades entraram em acordo.





http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Preocupacao-peixe-boi-comunidades-ribeirinhas-RDS_0_533947734.html
Amazônia:Biodiversidade

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Saracá-Piranga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.