Incêndios atingem áreas de preservação ambiental em Minas Gerais

FSP - http://www1.folha.uol.com.br - 24/09/2011
Um incêndio atinge desde quinta-feira (22) a mata do Parque Nacional Serra do Cipó, uma das áreas verdes mais importantes do país, próximo a Morro do Pilar, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o incêndio é combatido por cerca de 70 homens, entre bombeiros e brigadistas, com ajuda de um helicóptero. Não há informações sobre o tamanho da área queimada e nem sobre possíveis vítimas, mas o incêndio é de grandes proporções. Os trabalhos de contenção ao fogo foram interrompidos nesta noite e serão reiniciados ao amanhecer.

Outros incêndios atingem regiões de preservação ambiental que, assim como a Serra do Cipó, ficam na cadeia montanhosa conhecida como Serra do Espinhaço. A região é considerada pela Unesco uma reserva mundial da biosfera, pela sua diversidade de fauna e flora.

No Parque do Rola-Moça, outra reserva vegetal importante do Estado, cerca de 25 bombeiros e 20 brigadistas combatem as chamas que atingem a mata entre as cidade de Casa Branca e Nova Lima, com ajuda também de helicóptero.

Na Mata da Baleia, um incêndio que consumiu 50.000 m² foi debelado nesta tarde. Também no Parque Nacional do Papagaio (sic) e no Parque Estadual da Serra do Cabral os bombeiros atuavam para apagar incêndios.

De acordo com estatísticas da corporação, de 17 de agosto a 12 de setembro deste ano foram registrados 1.931 em áreas de mata da região metropolitana de Belo Horizonte.




http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/980549-incendios-atingem-areas-de-preservacao-ambiental-em-minas-gerais.shtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Cipó
  • UC Serra do Rola Moça
  • UC Serra do Papagaio
  • UC Serra do Cabral
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.