SFB colabora na realização do inventário florestal da Flona de Piraí, no Paraná

SFB - http://www.florestal.gov.br/ - 22/11/2011
Em outubro, a Unidade Regional Sul do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em Curitiba (PR), apoiou a realização Inventário Florestal dos plantios (pinus e araucária) na Floresta Nacional (Flona) de Piraí, localizada no município de Piraí do Sul a cerca de 190 km da capital do estado. O estudo estimou a receita potencial da venda da madeira inventariada na Flona. O estoque total de madeira comercial, na área inventariada, é de 45,6 mil m³, equivalente a um volume de 972 m³/ha. A receita da venda chegaria a cerca de 3,9 milhões de reais.

O SFB orientou e repassou metodologia para os técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsáveis pelos trabalhos de campo. Durante os trabalhos de campo, foram instaladas e medidas 15 unidades de amostra, sendo cinco nos plantios de araucária e 10 nos plantios de pinus. Adotou-se o sistema de amostragem aleatória, com unidades de área fixa de 20m x 20m, conforme planejamento realizado pelo SFB. Para calcular a receita potencial de venda, considerou-se a adoção de preços médios por sortimento e considerando a venda no momento zero, ou seja, sem a incidência de taxas de juros e elaboração de fluxo de caixa.

Com o inventário florestal finalizado, o ICMBio, órgão gestor da Flona, pode finalizar o Plano de Manejo já no início de 2012. O Plano traz informações sobre os recursos naturais, físicos e bióticos da unidade e definições sobre áreas de uso ou conservação. Após sua aprovação, os técnicos do ICMBio poderão iniciar o manejo das áreas e, neste momento, a equipe do SFB poderá novamente auxiliá-los na elaboração do plano de corte, acompanhamento das intervenções silviculturais e no projeto de formação de material propagativo.

A partir do resultado do inventário, o SFB fez algumas algumas recomendações para o trabalho na Flona, entre elas, após o corte dos plantios de Pinus, implantar bancos de sementes para a conservação da espécie de interesse regional; implantar áreas de coleta de sementes de essências nativas com potencial ecológico e econômico; e formar um banco de sementes para o desenvolvimento de material propagativo de alta qualidade para energia.

Sobre a Flona

A Floresta Nacional de Piraí do Sul foi criada em de junho de 2004 por decreto presidencial. A região onde se localiza a FLONA faz parte do histórico "Caminho dos Tropeiros", que teve seu apogeu nos séculos XVIII e XIX e que ligava Viamão, no Rio Grande do Sul, até Sorocaba, em São Paulo. A flona tem uma extensão de 151,9 ha, dos quais 47,2 hectares se constituem em povoamentos de araucária, pinus e imbuia, plantados entre os anos de 1969 a 1984. O restante da área é formado por vegetação secundária e campos de altitude.




http://www.florestal.gov.br/noticias-do-sfb/sfb-colabora-na-realizacao-do-inventario-florestal-da-flona-de-pirai-no-parana
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Piraí do Sul
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.